Bom pra cachorro

Desde o ano passado os cães de ruas que vivem nos terminais rodoviários de Curitiba estão recebendo tratamento especial. A prefeitura faz o cadastramento, castra, vacina e monitora os animais, dando todo o acompanhamento necessário. Já os chamados donos comunitários ficam responsáveis por dar comida e água, além de muito amor. É o caso da cabeleireira Maria do Rocio do Amaral, que trabalha no terminal do Portão há 13 anos e há seis anos cuida dos dóceis Totó e Princesa.

Quem passa pelo terminal observa a higiene e limpeza onde os dois dormem: um estrado para isolar do piso com colchão e cobertores de acordo com a estação do ano. “Eu troco a roupa de cama com frequência, levo para lavar, dou comida e troco a água. Cuido deles como se fossem meus. Todos os funcionários do terminal também ajudam muito e a prefeitura traz medicamentos sempre que eles precisam”, explica Rocio, como é conhecida por todos.

Passageiros que circulam pelo terminal já se acostumaram com animais. (Foto: Giuliano Gomes)
Passageiros que circulam pelo terminal já se acostumaram com animais. (Foto: Giuliano Gomes)

Os passageiros que circulam pelo terminal já se acostumaram com os dois cães e muitos, inclusive, até ajudam com comida. Segundo Rocio, todo mundo quer ajudar e adoram a presença dos animais por lá. “Tem que cuidar mesmo, principalmente os cães que vivem na rua. Eu passo aqui todo dia e eles são adoráveis”, diz a cozinheira Antônia Clementina da Silva, 46 anos.

O Projeto “Cães Comunitários” é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), através da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FAP), mas encerrou no final de 2014. O objetivo agora é transformar o projeto em uma política pública e ganhar ainda mais repercussão. De acordo com o coordenador da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, Paulo Roberto Colnaghi, o projeto está funcionando muito bem e eles pretendem ampliá-lo para além dos terminais de ônibus. “Os cães vivem na rua, mas são super bem cuidados pelos donos comunitários”, afirma.

Leia mais sobre Portão

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna