Moradores do Jardim Esmeralda, em Piraquara, continuam sofrendo com a falta de pavimentação nas ruas do bairro. Em março deste ano, os Caçadores de Notícias estiveram por lá e mostraram as péssimas condições em que se encontram as vias da localidade. À época, a prefeitura de Piraquara afirmou que até o fim de 2014 melhorias seriam realizadas nas ruas do bairro, mas até agora nada foi feito.

continua após a publicidade

A situação continua muito crítica nas avenidas Josemael Alberti e Severino Alberti. Nessas vias, a camada de antipó está completamente deteriorada. Há centenas de buracos e nos dias secos a poeira toma conta das residências e comércios da região. Já em dias de chuva, a ruas são tomadas por lama. Na Rua Frei Nicodemus Grundhof a situação é ainda pior, pois não qualquer pavimentação e a via é de chão batido.
Quem mora na região afirma que o estado das ruas de todo o Jardim Esmeralda atrapalha muito o dia a dia da localidade. A aposentada Natalina de Oliveira, que já havia reclamado da falta de asfalto no bairro em março, continua indignada. “De vez em quando vem um pessoal da prefeitura aqui, mas nunca acontece nada. Os buracos ainda estão aí e a poeira continua atrapalhando nossa vida”, diz.

A dona de casa Diana de Lucas disse à reportagem que as péssimas condições das ruas do Jardim Esmeralda a fizeram tomar a decisão de deixar o bairro. “Não deu pra aguentar. Estou me mudando em dezembro. A buraqueira é muito grande e o pó acaba com a limpeza da casa. Meu marido também vive reclamando porque tem andar de carro desviando das crateras. A situação é difícil demais. Não vejo a hora de mudar”, desabafa.
O empresário João Boaventura é dono de um restaurante localizada na Rua Frei Nicodemus Grundhof e afirma que reclama junto à prefeitura de Piraquara quase que semanalmente. “Temos contato com as secretarias e até com o prefeito, mas nada muda. Eu mesmo já comprei um caminhão com pedras pra tapar os buracos aqui. É muito complicado, ainda mais com comércio”, lamenta ele, que procurou os Caçadores de Notícias para reclamar da situação.

Atil Freias é um dos líderes comunitário do Jardim Esmeralda. Ele conta que os contatos com a prefeitura de Piraquara são constantes, mas até agora não deram resultado. “Já enviamos mais de cinco pedidos para formalizar nossa indignação e exigir que algo seja feito em relação a esse problema que está atrapalhando muito nossas vidas”, afirma.
Reuniões

continua após a publicidade

Procurada novamente pelos Caçadores de Notícias, a prefeitura de Piraquara confirmou que está no cronograma de obras a execução de melhorias nas ruas do bairro Jardim Esmeralda. Segundo a administração, o processo de licitação que estava em andamento foi concluído e a empresa responsável pela recuperação do pavimento antipó, contratada. Nos próximos dias estão programadas reuniões com a comunidade do bairro para detalhar o projeto. A previsão do município é que as obras sejam executadas dentro de aproximadamente 30 dias.

Veja o vídeo

continua após a publicidade