Moradores do Jardim Esmeralda, em Piraquara, continuam sofrendo com a falta de pavimentação nas ruas do bairro. Em março deste ano, os Caçadores de Notícias estiveram por lá e mostraram as péssimas condições em que se encontram as vias da localidade. À época, a prefeitura de Piraquara afirmou que até o fim de 2014 melhorias seriam realizadas nas ruas do bairro, mas até agora nada foi feito.
A situação continua muito crítica nas avenidas Josemael Alberti e Severino Alberti. Nessas vias, a camada de antipó está completamente deteriorada. Há centenas de buracos e nos dias secos a poeira toma conta das residências e comércios da região. Já em dias de chuva, a ruas são tomadas por lama. Na Rua Frei Nicodemus Grundhof a situação é ainda pior, pois não qualquer pavimentação e a via é de chão batido.
A dona de casa Diana de Lucas disse à reportagem que as péssimas condições das ruas do Jardim Esmeralda a fizeram tomar a decisão de deixar o bairro. “Não deu pra aguentar. Estou me mudando em dezembro. A buraqueira é muito grande e o pó acaba com a limpeza da casa. Meu marido também vive reclamando porque tem andar de carro desviando das crateras. A situação é difícil demais. Não vejo a hora de mudar”, desabafa.
Atil Freias é um dos líderes comunitário do Jardim Esmeralda. Ele conta que os contatos com a prefeitura de Piraquara são constantes, mas até agora não deram resultado. “Já enviamos mais de cinco pedidos para formalizar nossa indignação e exigir que algo seja feito em relação a esse problema que está atrapalhando muito nossas vidas”, afirma.
Procurada novamente pelos Caçadores de Notícias, a prefeitura de Piraquara confirmou que está no cronograma de obras a execução de melhorias nas ruas do bairro Jardim Esmeralda. Segundo a administração, o processo de licitação que estava em andamento foi concluído e a empresa responsável pela recuperação do pavimento antipó, contratada. Nos próximos dias estão programadas reuniões com a comunidade do bairro para detalhar o projeto. A previsão do município é que as obras sejam executadas dentro de aproximadamente 30 dias.
Veja o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=vpAkCaIHvGo