O cruzamento das ruas São Domingos e Gardênio Scorzato, no bairro Pilarzinho, diariamente testa a habilidade dos motoristas. Isso porque justamente nesse ponto, quem tenta seguir reto pela Rua São Domingos em direção à Cruz do Pilarzinho não tem como visualizar os carros que vêm do bairro Vista Alegre para o Pilarzinho pela Rua Gardênio Scorzato, que é a preferencial. Como as duas vias têm dois sentidos, resta aos veículos que trafegam na São Domingos invadir a preferencial e, em um segundo momento, seguir em frente caso não haja ninguém cruzando essa região.
Só que quando tem carro seguindo pela Rua Gardênio Scorzato, o recuo é a opção que resta, gerando risco de colisão com os automóveis que porventura estão atrás. O advogado Hermínio Teles, 48 anos, que há 25 anos mora na região, explica que foi exatamente isso que vivenciou a esposa dele em abril deste ano. Quando ela retornou o carro bateu em um ônibus da linha Fredolin Wolf. “Felizmente ninguém se machucou, mas seguimos convivendo com esse perigo”, comenta.
Muito antes do acidente, o casal coleciona alguns protocolos registrados na Central 156 pedindo providências para o trecho em questão. Só que com mais ou menos demora na resposta, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) responde que não pode instalar redutores de velocidade ou lombadas em função da via “não se enquadrar” na resolução n.º 39/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“Na prática essa legislação não dá conta de um situação com essa. Além de invadir a preferencial, quem tenta seguir pela São Domingos precisa ficar olhando para trás para observar todo o cruzamento”, avalia Hermínio. Ela conta que o problema se agravou com a revitalização dessa região, que trouxe asfalto novo e, como resultado, os carros passaram a seguir em alta velocidade pela Rua Gardênio Scorzato.
Procurada pela reportagem, a Setran tornou a explicar que não pode ser instalada lombada na região porque a rua é em declive e a solução é vetada pelo Contran. Mas a secretaria assegurou em nota que irá “colocar linhas de estímulo (ranhuras) e tachões para reduzir a velocidade, a exemplo do que já foi feito em outro trecho da Rua São Domingos”.
http://youtu.be/yMPOdLPT46I