Nosso Bairro Nossa Casa

Todos à luta

Escrito por

Moradores do Jardim Salgueiro, no Sítio Cercado, fazem o que podem para manter a localidade em ordem. E entre os vizinhos que colocam a mão na massa, está o aposentado Antônio Ribeiro de Freitas, conhecido na região como Chiquinho. Vivendo no bairro há 34 anos, ele viu o crescimento da região. “Mudou muito. Em algumas coisas para pior, em outras para melhor”, brinca.

Ao longo das mais de três décadas em que vive na localidade, Chiquinho sempre brigou pelo bem-estar da vizinhança. Tanto que durante oito anos foi o presidente da Associação de Moradores da Vila Salgueiro. “Sempre fui muito determinado e até briguento pelas coisas do bairro. Porque se não era a gente fazer, as autoridades não faziam. Então, tinha que ir em busca do melhor para nossa comunidade”, ressalta.

Geral

Durante todo esse tempo, Chiquinho trabalhou por algumas melhorias significativas para a Vila Salgueiro. Entre elas, a obra de revitalização das margens do ribeirão que passa na região. “Antes estava tudo tomado pelo mato, mas decidimos brigar pela melhoria e fomos à luta. Limpamos o matagal e plantamos árvores para deixar a região mais bonita. Depois ainda conseguimos a pista de corrida e o alambrado para o campo de futebol”, lembra.

Hoje, Chiquinho se dedica aos cuidados da rua onde mora. Limpa o pequeno jardim em frente à sua casa e ainda “dá um tapa” na fachada dos vizinhos. “É que eu tenho árvore grande em frente ao meu portão e espalha muita folha. E todos os dias eu acordo, apanho o meu lixo e varro as calçadas que ficam sujas por causa do monte de folhas. E também damos ajuda limpando um terreno baldio que anda atraindo muito usuário de crack”, explica.

Mas os cuidados com a rua não acabam por aí. Seu Chiquinho já organizou mutirão para pintar as árvores e reformar os lixos. “Juntamos todos os vizinhos e demos geral em tudo. Até pintamos os caules das árvores de branco para deixar tudo certinho, com a vizinhança mais bonita para todos”, recorda.

Pichadores

Atualmente, a reclamação maior de Chiquinho é a ação dos pichadores na região da Vila Salgueiro. “É um problema que parece não ter jeito. Meu vizinho do lado pintou a casa há duas semanas e já está tudo pichado novamente. E não é só ele. Todas as residências do bairro sofrem com as pichação. É uma situação crônica”, lamenta.

Sobre o autor

(41) 9683-9504