A manhã de ontem foi de muito trabalho para os moradores do Conjunto Oswaldo Cruz II, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que saíram de casa com um objetivo: limpar as ruas do bairro. Eles realizaram um mutirão de limpeza para recolher o lixo jogado na rua, problema que ainda persiste na região.
Apenas nas canchas de esporte do Jardinete Humberto Bertoldi o grupo recolheu cinco sacos cheios de lixo, como papéis de bala, cacos de vidro, garrafas pet, diversos pares de meias e roupas íntimas largadas pelo chão. “Tem até calcinha jogada”, contou a dona de casa Ivone da Silva, 50, que mora na Vila Santana, também no CIC, e frequenta a academia ao ar livre da praça. Apesar do descaso de quem deixa o lixo por ali, ela acha que a iniciativa dos moradores pode servir de exemplo aos demais. “É muito difícil alguém chegar e limpar”, disse.
Incentivar os demais moradores a cuidar das ruas onde moram é o que o grupo pretende com a iniciativa, mesmo sabendo que em breve a situação pode se repetir. “Fica bonito até amanhã cedo, depois está tudo sujo de novo. Mas se todo mundo fizesse sua parte, a lixarada não estaria aqui”, observa o aposentado Plácido Colombo, 61. “A gente também faz isso em frente de casa, mas tem cara que joga o lixo em qualquer canto”, completa Cristovam da Silva, 63.
Durante o mutirão, os moradores observaram que ainda faltam alguns itens importantes para evitar que o lixo seja jogado no chão. “O povo realmente não cuida, mas também não tem lixeiras. Vamos cobrar pela instalação das lixeiras e policiar o cuidado com elas”, sugeriu o morador Fausto Alves dos Santos. E a iniciativa ganhou adesões durante a coleta do lixo. O morador Gilberto Alberto Carvalho se juntou aos demais para também ajudar a limpar as ruas do bairro.