Ontem foi a vez dos moradores do Conjunto Oswaldo Cruz II, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), receberem suas placas “Eu Sou Amigo do Bairro”, que fazem do projeto “Nosso Bairro, Nossa Casa” dos Caçadores de Notícias. Durante toda a manhã, nossa equipe percorreu as ruas da localidade para distribuir a pequena premiação àqueles que se dedicaram a fazer do lugar onde moram um local melhor, mais limpo e organizado.
O primeiro a receber a placa foi o aposentado Anésio Furlan, morador da Avenida Governador Carlos Lacerda. Atualmente, ele é o presidente da associação dos moradores da localidade e lidera a vizinhança em diversas ações, como a criação de uma horta comunitária e a limpeza de canteiros do bairro. “Essa campanha da Tribuna foi muito importante porque mostrou o nosso trabalho e, de certa forma, incentivou os outros moradores a cuidarem mais de suas casas. A mudança é visível. É só andar por aí e ver que as calçadas estão mais limpas e os jardins mais bem cuidados”, conta.
O “especialista” em hortas Plácido Colombo também recebeu sua placa de “Amigo do Bairro” e ficou orgulhoso com o reconhecimento. “Faço o que eu posso para deixar minha casa bonita e também deixar o bairro um pouco mais bonito. Além disso, ajudamos muito com a horta comunitária na associação dos moradores. E com a campanha mostrando isso tudo, vimos que a cabeça das pessoas também mudou. Por exemplo, hoje meu vizinho de frente passou a manhã limpando o mato da calçada. É assim que começa”, comemora.
Na Rua Padre Landell de Moura, também no conjunto Oswaldo Cruz II, mais três vizinhos receberam suas placas. Fausto Alves Santos, Manoel Cristovam da Silva e Ademir Antonio Petita afirmaram que a campanha mudou a cara do bairro. “Parece que todos começaram a querer participar e isso é importante para qualquer comunidade”, lembra seu Fausto.
Já Seu Manoel acha que as placas vão servir como incentivo aos demais moradores da região. “Acho que agora todo mundo vai querer ter essa plaquinha vermelha na fachada de casa”, brinca seu Manoel. “Eu vou continuar a fazer o meu trabalho pelo bairro. A placa é um incentivo para a minha pessoa e para todos os vizinhos”, ressalta Ademir.