Quem vê a loja Central do Artesanato na beira-mar de Guaratuba, enorme e com centenas de produtos disponíveis para venda, não imagina como a trajetória do proprietário começou. “No começo não era assim, não. A loja era pequenininha”, revela Sergio Mendoza, 43 anos, um peruano que há 11 anos resolveu deixar a cidade de Cusco, na região dos Andes, no Peru, para morar no litoral do Paraná e investir na área de vendas.
“Eu tinha uma loja pequenininha do lado do Mercado do Peixe e há três anos ela está assim, grande. Nós batalhamos muito para conseguir esse espaço. Nós reformamos todo o local e entramos em contato com a prefeitura e agora está assim, com muitas novidades para as pessoas que passam pela cidade e muita variedade”, conta o proprietário.
A loja vende centenas de “mimos” e, além de ter produtos feitos na cidade litorânea, há produtos que vêm do Peru também, como bolsas, mochilas e sapatos. A variedade é enorme, literalmente, e traz muita dúvida para quem passa por ali. Afinal, o que levar? “Eu estou viajando de moto com um grupo de amigos e a gente resolveu visitar a loja. Tem muitos produtos legais e nós adoramos, mas estou em dúvida do que levar porque tem muita coisa”, comenta a turista Maria Aparecida Alves, 61 anos. “Somos de Tubarão, em Santa Catarina, e pretendo levar uma lembrança desse passeio”.
Sergio relata que os turistas também podem encontrar outros produtos decorativos. O mais legal, segundo ele, é poder personalizar cada um dos produtos. “Dá pra personalizar tudo. A gente coloca o nome da pessoa que vai receber o produto e outras mensagens. Aqui, quem manda é o cliente”, brinca.
Para quem ficou com vontade de conhecer e levar uma lembrança do litoral paranaense, a loja fica na Rua Frei Belino Maria, número 10, no bairro Morro do Cristo, em Guaratuba.