De braços abertos

Foto: Átila Alberti

Promoções, cursos de capacitação e estoque recheado de novidades são algumas das ferramentas usadas pelos empresários do litoral paranaense para encarar a alta temporada 2016/2017. Afinal, é necessário enfrentar a crise econômica de cabeça erguida e olhar para a situação de maneira positiva para aproveitar bem essa época do ano.

É assim que o empreendedor Eduardo Sadzinski, de Guaratuba, tem trabalhado. Proprietário da loja Guará Praia há oito anos, ele sabe que as vendas realizadas durante o Natal, Ano Novo e também no mês de janeiro representam a maior parte da receita anual da empresa. Por isso, decidiu esquecer as dificuldades e se preparar bem para receber os veranistas. ‘Todo mundo sabe da crise e da alta taxa de desemprego, mas isso tem um lado positivo pra nós porque aumenta a chance de as pessoas viajarem aqui dentro do país e, principalmente, é um incentivo a mais para que venham à praia‘, afirma.

Eduardo tenta driblar a crise. Foto: Átila Alberti
Eduardo tenta driblar a crise. Foto: Átila Alberti

Com essa expectativa, ele decidiu investir na empresa para gerar mais lucro. ‘Nós aumentamos nosso estoque, trouxemos muitas novidades e ainda decidimos oferecer mais conforto aos clientes colocando ar condicionado na loja. Assim, a pessoa se sente bem no ambiente e fica mais tempo em contato com nossos produtos‘, pontua o empresário, que atua em frente à Praia do Morro do Cristo.

Assim como ele, a empresária Kumiko Adati, de Matinhos, também acredita que é necessário caprichar no serviço oferecido para conquistar o cliente e superar a crise. Por isso, garante que cada prato servido em seu restaurante é feito com carinho e muita técnica. ‘Eu vim para o Brasil há dez anos e abri meu restaurante em 2008. Desde então, coloco em prática o que aprendi no Japão, que é fazer tudo da melhor maneira possível porque isso é uma regra lá e faz toda a diferença‘.

Queda brusca nas vendas

Kumiko Adati acredita que é necessário caprichar no serviço oferecido para conquistar o cliente e superar a crise. Foto: Átila Alberti
Kumiko Adati acredita que é necessário caprichar no serviço oferecido para conquistar o cliente e superar a crise. Foto: Átila Alberti

No entanto, os empresários que não se preocuparem com esse detalhe e deixarem o atendimento e qualidade a desejar podem se arrepender. Afinal, a Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral) projeta Queda de 20% no faturamento desta temporada em relação a 2015. Segundo a instituição, os principais motivos para esse déficit são os feriados de Natal e Ano Novo acontecerem durante o final de semana, o calendário letivo ter aumentado devido às greves e, claro, o Brasil estar passando por uma situação econômica desfavorável.

Quem trabalha no Calçadão da Praia de Leste, em Pontal do Paraná, já está percebendo essa situação. Perto das 20h, o local costumava estar cheio durante todo o mês de dezembro, mas a rua mais movimentada do comércio local ainda permanece quase vazia. ‘O Natal já é domingo agora e o movimento continua bem fraco. Espero realmente que melhore nos próximos dias‘, desabafa a empresária Rosa Maria de Jesus.

Capacitação para atender bem

Foto: Átila Alberti
Muitas atividades foram desenvolvidas durante o ano para preparar a cidade Matinho para a temporada de verão. Foto: Átila Alberti

Se depender das Associações Comerciais do litoral, essa melhora vai acontecer e a alta temporada será de sucesso. De acordo com o presidente Helinson Pampush, da Associação de Matinhos, muitas atividades foram desenvolvidas durante o ano para preparar o empresariado e o envolvimento foi positivo. ‘Realizamos eventos em parceria com o Sebrae e a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e também treinamentos para atendentes de restaurantes e empreendedores de diversas áreas, então nossas empresas estão preparadas‘, afirma.

Além disso, ele comenta que as promoções de fim de ano também prometem alavancar as vendas. ‘Aqui em Matinhos, por exemplo, a cada R$ 50,00 gastos no comércio local você concorre a R$ 200 mil em barras de ouro, três caminhonetes 0Km e R$ 800 mil reais em vale-compras, pois estamos participando até janeiro dessa campanha promocional realizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap)  em 40 cidades do estado‘, pontua.

Para completar, ele garante que as obras de infraestrutura realizadas nos municípios também atraem os veranistas e, automaticamente, ajudam os comerciantes. ‘O litoral investiu em pavimentação, calçamento, revitalização na orla e outros serviços. Então, a expectativa é a melhor!‘, garante.

Depois de se prepararem o ano inteiro para o período mais esperado do ano, os comerciantes do litoral ainda precisam enfrentar outro problema na alta temporada: ‘os empresários de fim de ano‘. De acordo com Luiz Antonio Michaliszyn, presidente da Associação Comercial de Guaratuba, muitas pessoas aproveitam a alta temporada para abrir seu negócio na região, mas, assim que os veranistas vão embora, esses comércios desaparecem com eles. ‘São aventureiros que não possuem empresas estabelecidas na cidade e atrapalham o trabalho dos moradores do litoral que dependem dessa época do ano para manterem suas atividades‘, explica.

Por isso, ele pede à população que preste atenção na hora de comprar no litoral. ‘Procure uma empresa estabelecida e regulamentada que tenha funcionários e demonstre responsabilidade para com o município. Não entre na onda do preço baio por um produto não confiável. Afinal, uma empresa idônea da cidade precisa manter clientes durante todo o ano e não vai estragar isso em uma única venda‘, pontua.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna