Praças japonesas

Foto: Gerson Klaina.

Algumas quadras separam as praças japonesas Ryu Mizuno e Tsunessaburo Makiguti, que são importantes espaços de lazer pros moradores do Jardim das Américas. Ambas são cuidadas por descendentes nipônicos e reservam belezas singulares.

Na Ryu Mizuno, localizada na Rua Vicente Salvador, existe uma espécie de portal japonês cor-de-rosa e uma área extensa, que é um convite em dias de sol. O nome do local faz referência ao empreendedor e político Ryu Mizuno, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil.

Comunidade nipônica cuida de espaços de lazer e bairro aprova. Foto: Gerson Klaina.
Comunidade nipônica cuida de espaços de lazer e bairro aprova. Foto: Gerson Klaina.

A fotógrafa Marcia Oliveira, 26 anos, que se mudou há dois meses para o bairro, não abre mão de passear diariamente na praça com as crianças. “Faz muita diferença poder ter uma praça assim, antes morávamos em apartamento e não tínhamos ideia do quanto isso faz falta pra qualidade de vida”, defende. Ela só reclama que nos finais de semana a harmonia do local é interrompida pelo excesso de pessoas que frequentam a região e deixam muito lixo. “Nas segundas, essas lixeiras estão lotadas”.

A Tsunessaburo Makiguti presta homenagem ao educador e geógrafo japonês, criador da teoria pedagógica de criação de valor e da Associação Soka Gakkai, dedicada a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz. Decorada por canteiros de azaleias, a praça na Rua Eduardo Couture conta com pista de patins e parquinho. A representante comercial Simone de Lima, 40 anos, diz que sempre frequentou a praça, desde pequena, e que agora traz a filha de dois anos e meio pra brincar. “Ela já gosta bastante. É um lugar muito bonito, pena que de noite não é recomendável passear pela falta de segurança”, afirma.

Leia mais sobre Jardim das Américas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna