Mudança demorada

Escrito por Paula Weidlich

Três meses depois da Tribuna Regional mostrar as reclamações de moradores do Hauer sobre vários problemas no trânsito do bairro, nada mudou. Na época, as principais queixas eram sobre a confusão nas ruas, excesso de velocidade dos veículos, falta de respeito às regras de trânsito e também, a inexistência de sinalização adequada.

Para Wilson Baptista, membro do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Hauer, o trânsito intenso faz com que seja necessária a pintura de caixas amarelas (yellow boxes) em alguns cruzamentos. Segundo ele, a sinalização poderia fazer com que os motoristas não bloqueassem as pistas e que o trânsito tenha fluidez, principalmente em dias de chuva e nos horários de pico.

Para ele, os pontos mais críticos estão nos cruzamentos das ruas Presidente Pádua Fleury com Professor João Soares Barcelos, Professor João Soares Barcelos com Sonia Maria, Professor João Soares Barcelos com Alcino Guanabara, Anne Frank com Dr. Júlio César Ribeiro de Souza, Oliveira Viana com Alcino Guanabara e Waldemar Kost com Oliveira Viana. “Nestas esquinas os yellow boxes são fundamentais. Nelas chega até a ter discussão entre os motoristas. As pessoas não respeitam a prioridade dos outros condutores e travam as ruas”, aponta Wilson.

Escola

Wilson: falta sinalização pra não bloquear cruzamentos. Foto: Giuliano Gomes.
Wilson: falta sinalização pra não bloquear cruzamentos. Foto: Giuliano Gomes.

Segundo ele, outro ponto que gera muita preocupação entre os moradores é o trecho da Rua Presidente Pádua Fleury, onde está localizada uma escola de educação infantil, que tem têm sedes nos dois lados da rua. “Esse local é muito perigoso, ali o trânsito não deveria ser de mão dupla ou, pelo menos, uma travessia elevada deveria ser instalada em frente à escola. Temos crianças entrando e saindo da escola o dia todo. Além disto, o local é rota de veículos pesados, como os caminhões da coleta de lixo”.

Pedidos “em análise”

Em fevereiro, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou à Tribuna que seria preciso esperar o início das aulas “para haver uma melhor avaliação com o trânsito normal, fora do período de férias”.

Também prometeu fazer vistoria para avaliar a necessidade de “yellow box” nos cruzamentos para, se constatado o problema, incluir o serviço na programação de março ou abril. Nada foi feito. Procurada novamente, a Setran informou que as demandas estão em análise.

Manutenção

Reforçou que investe em manutenção constante, reforço e novas pinturas de sinalização horizontal de trânsito. “Isso inclui quadrados de pinturas de faixas de sinalização e de pedestres, áreas de estacionamento, yellow boxes (caixas amarelas pintadas nas vias), ciclovias e ciclofaixas, além de implantação de tachas brancas e tachões amarelos”, informa, em nota enviada ao jornal.

De acordo com a secretaria, os locais prioritários são indicados à Setran, “pelos administradores regionais, de acordo com pedidos feitos pela comunidade”. Também conta com informações das equipes da prefeitura, que visitam os locais.

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Paula Weidlich

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