A poucas semanas da volta às aulas para o ano letivo de 2015, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Hauer tenta colocar em prática rapidamente algumas sugestões de solução para o trânsito. A preocupação é que, com o fim das férias escolares, o aumento no fluxo de veículos volte a causar transtornos para quem passa pelo bairro.
O ex-presidente e atual diretor do Conseg, Wilson Baptista, aponta ao menos seis locais que precisam de modificações urgentes. Três são cruzamentos da Rua Professor João Soares Barcelos com vias de ligação para outros bairros: as ruas Presidente Pádua Fleury, Waldemar Kost e Sônia Maria. Outros dois pontos estão na Rua Anne Frank, no encontro com as ruas Alcino Guanabara e Dr. Julio César Ribeiro de Souza, além do cruzamento da Rua Presidente Pádua Fleury com a Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza.
“São problemas que afetam muito a rotina do bairro e que podem ser amenizados com coisas simples, que podem melhorar a vida de muita gente”, afirma. “Minha preocupação é que em breve nem o que é simples resolva”, diz. O argumento é que em todos os cruzamentos destacados pelo Conseg – e que compõem um documento entregue à administração municipal – os congestionamentos se agravam em horários de pico, deixando os trechos intransitáveis.
A sugestão é que sejam instalados “yellow boxes” (caixas amarelas) nos cruzamentos, o que pode evitar que os veículos tranquem a passagem de outros carros pela via. Ainda assim, ressalta Baptista, as medidas são apenas paliativas, já que o principal problema é o fluxo na Linha Verde. “A solução é resolver a Linha Verde, que virou um gargalo e dividiu a cidade. Antes da Linha Verde não tínhamos tantos problemas quanto temos hoje”, critica.
Segurança
O pedido do Conseg do Hauer prevê também a instalação de uma guia elevada em frente ao número 1191 da Rua Presidente Pádua Fleury, onde funciona uma escola infantil. Durante todo o dia o fluxo de caminhões e veículos grandes que passam em alta velocidade é grande, o que preocupa pelos riscos de acidente. O excesso de velocidade também preocupa durante a madrugada, quando carros aceleram em toda a extensão da via.
Sobre a instalação da guia elevada, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que será preciso esperar o início das aulas, “para haver uma melhor avaliação com o trânsito normal, fora do período de férias”. Além disso, será realizada uma vistoria para avaliar a necessidade de “yellow box” nos cruzamentos e, se constatada, o serviço poderá “ser incluído na programação de março ou abril de serviços da Setran”.