É como diz o ditado: “um olho no gato e outro no peixe”. Substitua as palavras “gato” e “peixe” por “Copa do Mundo” e “eleições”, e você terá a definição de como andavam distribuídas as atenções do brasileiro nas últimas semanas. Com o fim da participação do Brasil no mundial, no entanto, o foco retorna – aos poucos – à programação normal e, superada a derrota da seleção em Kazan, a pauta política volta ao centro da roda.
Leia mais! Moradora dá chega pra lá em vereador malandro!
Para te ajudar a se situar sobre os principais pontos a serem discutidos na esfera nacional, estadual e local, além de datas importantes que merecem atenção, a Tribuna do Paraná fez um “apanhadão” dos assuntos que devem entrar em destaque nas agendas políticas e eleitorais nas próximas semanas. Confira:
No Brasil
Atenção ao Calendário Eleitoral! Entre os prazos, vale destacar o início do prazo para solicitação de voto em trânsito para presidente, que vai de 17 de julho a 15 de agosto e a definição dos candidatos por meio das convenções partidárias, que acontecem a partir do dia 20. Hora de ficar de olho em quem os partidos vão escolher para concorrer às cadeiras da presidência e vice-presidência da República, além governadoria e vice-governadoria nos estados, senadoria e respectivas suplências e também aos cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital. Tudo deverá ser definido até o dia 5 de agosto.
Vale lembrar que o prazo para registro de candidatura, quando as candidaturas são oficialmente apresentadas ao TSE, é o dia 15 de agosto. Veja o calendário eleitoral completo!
No Paraná
09 de julho: início do recesso escolar estadual e reivindicações
Professores, funcionários e diretores das escolas estaduais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (App Sindicato) darão continuidade, nesta segunda-feira (09) às discussões junto ao Governo do Estado, relativas ao reajuste da data-base da categoria (com correção de 2,76% relativos aos últimos 12 meses), além da retirada das faltas e punições computadas aos professores nos dias de paralisação. Outro item que integra a lista é a prorrogação dos contratos dos mais de 3 mil professores empregados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), cuja previsão de encerramento dos contratos é 31 de julho.
Leia mais! Após 5 roubos em 25 dias, escola em Curitiba pede socorro!
Queremos estar com esses assuntos pacificados e entrar no recesso de cabeça descansada”, afirmou Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato. A categoria quer discutir tais questões antes do recesso escolar que começa no dia 13 e vai até o dia 26 julho.
Assembleia Legislativa
Na pauta de votações da Alep para esta segunda-feira está, nada menos, que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2019. Ao todo, 81 emendas à proposta original apresentadas pelos parlamentares devem ser discutidas. Veja mais detalhes sobre a LDO.
Em Curitiba
Em recesso até o dia primeiro de agosto, as sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) prometem ser movimentadas no próximo semestre. Segundo o vereador e presidente da casa, Serginho do Posto (PSDB), o principal assunto em plenário será o novo projeto da Lei de Zoneamento de Curitiba, que rege a organização viária, comercial, industrial e habitacional da cidade. A proposta deve ser encaminhada pelo prefeito, Rafael Greca (PMN) á casa, logo no início de agosto.