“Sozinho não conseguimos nada. Com parceria, o caminho é menos difícil”. É com esse pensamento que o líder comunitário Eder Souza, presidente da Câmara Regional Boqueirão (CRB), tenta dar início ao projeto para despoluir os rios da região do Boqueirão, Belém e Ribeirão das Padilhas. Segundo ele, o objetivo do projeto é mobilizar a comunidade, entidades e especialistas em diversas áreas para melhorar a qualidade da água dos rios.
“Dentro da CRB formamos uma comissão temporária e estamos elaborando um projeto com a comunidade, em parceria com um consultor ambiental e coma ajuda da Sanepar. É um trabalho a longo prazo, mas com a ajuda das pessoas do bairro e com conhecimento técnico é possível”, acredita Eder. José Leandro Lemos, seu companheiro de trabalho, explica que o projeto está em fase de contratação e formação de parcerias. “Ainda dependemos dos estudos técnicos para então discutir quais ações deverão ser tomadas. Mas nós apenas queremos trazer benefícios para a comunidade”, comenta José Leandro.
A poluição dos rios, somada a outras condições irregulares, causa as temidas enchentes. Um desastre para todos. “Foi feito um trabalho de desassoreamento do rio Belém há mais ou menos cinco meses. Minimizou o problema, mas não resolveu a situação. Por isso precisamos tratar o rio urgentemente e, claro, contar com a ajuda da população. Todo mundo fazendo sua parte é possível”, diz Eder.
Obras em andamento
As águas do Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim, também insistem em causar preocupação e problemas para os moradores da região. As enchentes são constantes e, mesmo com as obras da prefeitura, ainda não é possível dormir tranquilo. De acordo com a prefeitura, quatro obras de drenagem estão em execução e vão contribuir para minimizar os riscos de enchentes, assoreamento e erosão nas margens do Rio Belém e córregos que cortam os bairros Uberaba, Xaxim, São Lourenço e Boa Vista. Além disso, estão em implantação muros de arrimo na margem esquerda do Ribeirão dos Padilhas, no trecho entre as ruas Odenir Silveira, Dante Honório e Theodomiro Furtado, no Xaxim.
Lista de problemas
O trabalho de despoluição dos rios deve ser feito junto com outras ações, como a regularização de parte das casas próximas ao rio e a realocação destas famílias, conscientização sobre o correto descarte do lixo, limpeza de terrenos abandonados, entre outros problemas bastante recorrentes. “Depois de uma reunião entre a Câmara Regional Boqueirão, Regional, Ministério Público e Vigilância Sanitária, fizemos uma lista com 30 pontos a serem fiscalizados. Temos muitos problemas com valetas a céu aberto, encanamentos clandestinos, casas e terrenos abandonados que viram abrigo para usuários de drogas e depósito de lixo. Precisamos tomar providências urgentes antes que aconteçam mais problemas”, afirma José Leandro.