Apesar de não estar completamente pronta, já está sendo utilizada a trincheira da Rua Arlindo da Costa, em São José dos Pinhais, que permitirá o acesso à Avenida das Torres sentido Curitiba sem que o fluxo de veículos na avenida seja interrompido. Mas como o sinaleiro que funciona na Rua Pérola do Oeste ainda está em funcionamento, próximo ao local da trincheira, cortando a Avenida das Torres, os motoristas que passam pela região acham que o trânsito ficou muito confuso.
O principal motivo é que após a abertura da trincheira, a pressão dos motoristas para remover o sinaleiro que congestiona o tráfego na região aumentou. “Já faz meses que essa trincheira está pronta, mas as pessoas continuam usando mais o sinaleiro porque quando as pessoas tentam acessar a avenida encontram uma rua completamente esburacada”, conta a frentista Leide do Prado, que trabalha no posto de gasolina localizado de frente para a trincheira.
Segundo Leide, os acidentes são constantes. “Quando as pessoas estão retornando do trabalho, por volta das 18h, fica cheio de carros parados. Naquele ponto onde fica o sinaleiro está complicado, pois as pessoas ficam impacientes com a demora. Teve um dia que foram três batidas praticamente no mesmo lugar”, conta. Outro motivo da confusão é que apesar da trincheira já estar em uso, ela ainda não aparece no GPS dos carros. “A rua que dará acesso à avenida através do caminho da trincheira ainda é sem saída, mesmo com o caminho aberto. Tem pessoas que ficam perdidas sem saber para onde ir após passarem por debaixo da avenida”, afirma.
De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a trincheira atualmente está com 97% da obra concluída, restando apenas a implantação do guarda-corpo metálico de passagem de pedestres e a implantação de sinalização vertical e horizontal. Segundo o órgão, a obra deve ser concluída ainda em outubro. Após a finalização da trincheira, o sinaleiro será fechado e a Rua Loanda, aberta para o acesso a Curitiba.
Falta pouco, diz Comec
De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a trincheira está com 97% da obra concluída, restando apenas a implantação do guarda-corpo metálico de passagem de pedestres e a sinalização vertical e horizontal. Segundo o órgão, a obra deve ser concluída ainda em outubro. Após a finalização da trincheira, o sinaleiro será fechado e a Rua Loanda, aberta para o acesso a Curitiba.
Leia mais sobre São José dos Pinhais.