Tênis pra criançada

Os alunos do período integral da Escola Municipal Centro de Educação Integral Francisco Frischmann, no Pinheirinho, têm a oportunidade de praticar semanalmente um esporte considerado de elite: o tênis. Desde julho do ano passado, 16 turmas – cerca de 460 crianças – participam do projeto da rede municipal Tênis na Escola, e estão aprendendo a manusear a raquete e a rebater a bolinha. “Eu só conhecia da televisão, mas nunca tinha jogado. Estou gostando muito”, diz Nicole Camile da Silva, 7 anos, aluna do 2º ano.

“A grande maioria gosta. Temos visto bastante avanço no desempenho deles. E não é um esporte muito fácil, requer habilidade motora mais refinada”, conta a professora de Educação Física Marion Machado Lobo, que dá as aulas no período da manhã. As vespertinas ficam por conta do professor Willian Hey Alexandre da Silva. A prática é realizada no contraturno escolar, como parte das oficinas oferecidas para as turmas integrais.

Segundo os professores, alguns alunos mais entusiasmados pesquisam nomes de movimentos na internet, contam o que aprenderam para os pais e chegam às aulas ansiosos para evoluir no esporte. “É uma surpresa boa, pois trabalhar o tênis foi um desafio. Na escola, havia uma cultura muito forte de futebol e ginástica artística. Mas eles reagiram bem à novidade”, comemora Marion.

“A grande maioria gosta. Temos visto bastante avanço no desempenho deles. E não é um esporte muito fácil, requer habilidade motora mais refinada”. Foto: Felipe Rosa.
“A grande maioria gosta. Temos visto bastante avanço no desempenho deles. E não é um esporte muito fácil, requer habilidade motora mais refinada”. Foto: Felipe Rosa.

Não foi só pela parte prática do esporte que os alunos demonstraram interesse. A professora conta que teve a oportunidade de narrar o surgimento do tênis. “Eles ficaram muito curiosos com a história. Expliquei que, no passado, os nobres queriam uma atividade esportiva que não precisasse de contato físico. Então eles inventaram o tênis, que era jogado com a mão, no início. Só depois veio a raquete”, explica.

Metodologia

A metodologia utilizada nas aulas é chamada de minitênis e tem redes menores, adaptadas ao tamanho das crianças. O esporte convencional é praticado com até quatro jogadores, mas, na escola, os professores montam circuitos para que todos os alunos possam participar, em rodízio.

Como são crianças de 6 a 10 anos, do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, os professores adaptam a metodologia, de acordo com a coordenação motora das turmas. “Para os pequenos, buscamos trabalhar de forma mais lúdica, com balões e brincadeiras com a bolinha”, explica Willian. Antes de manipular a raquete, as crianças treinam usando a mão, como os nobres que inventaram o esporte.

Até o videogame Xbox, que tem jogo de tênis, foi utilizado como ferramenta para que os alunos entendessem a lógica das partidas. Para implantar o esporte na escola, os professores Willian e Marion passaram por um processo de capacitação oferecido pela rede municipal.

Projeto

o projeto tem agradado as crianças e engajado suas famílias. Foto: Felipe Rosa.
O projeto tem agradado as crianças e engajado suas famílias. Foto: Felipe Rosa.

Segundo a diretora da escola, Rosana das Graças da Costa, o projeto tem agradado as crianças e engajado suas famílias. “São realizados festivais de tênis periodicamente, com todas as escolas participantes. O último foi aqui, há um mês, em um sábado. Os pais acordaram cedo, e às 7h30 estavam aqui com as crianças”, diz. Atualmente, o projeto Tênis na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, envolve 1.272 estudantes de turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em um total de 29 escolas de Curitiba.

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Sobre o autor

Luisa Nucada

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