Pelos arredores de um dos condomínios mais populosos da Rua Ernesto Biscardi não é raro encontrar pessoas que optem por ir a pé pelo atalho, que dá acesso ao Capão Raso em poucos minutos. Também não é difícil conversar com motoristas que lamentam ter que enfrentar trânsito bastante congestionado em vias como a Pedro Gusso. Todos concordam que esse trecho seria alternativa bem interessante para desafogar as vias mais movimentadas para quem se desloca entre CIC e Capão Raso.

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A empresária Marilena Pacheco, 57 anos, que reside na CIC, a poucos metros desse caminho improvisado, prefere deixar o carro em casa e seguir a pé até o negócio da família, um lava-car no Capão Raso. “É um sufoco ir de carro, porque nos horários de pico tranca a Pedro Gusso. E assim fica difícil até para almoçar. Caminhando eu chego mais rápido e, dependendo do dia, pego carona até o final da rua no Capão Raso”, explica.

Dificuldade

Construção de rua nessa travessia resolveria problema de vários moradores que tem de dar volta por ruas movimentadas pra ir da CIC ao Capão Raso. Foto: Ciciro Back.

Outra moradora da região, Kelli Daiane Reinaldo, 29 anos, não consegue abrir mão do veículo. “Tenho um bebê de colo e preciso do carro. Só que desde a panificadora até o próprio parque industrial estão do outro lado e a única opção é enfrentar o trânsito da Pedro Gusso ou da Winston Churchill”, avalia. “Se desse para seguir por aqui seria muito mais rápido, e ficaria mais seguro, porque eliminaria esse mato que tem ao redor dessa ligação improvisada”.

Kelli tem filho pequeno e não consegue dispensar o carro. Foto: Ciciro Back.
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Planejamento

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), já existe diretriz favorável à abertura de rua para estabelecer ligação entre a Rua Ernesto Biscardi e a Rua Willibaldo Kayser, estabelecendo alternativa viária para acesso ao Eixo Estrutural. O Ippuc ainda precisa desenvolver estudos para determinar a melhor maneira de realizar esta ligação, já que além do benefício local é necessário analisar o impacto em todo o planejamento viário da cidade. Após essa etapa será elaborado um projeto executivo.

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