Uma via no bairro Pinheirinho se transformou em dor de cabeça para os moradores da região. Próxima à Linha Verde, a Rua Luciano Piuzzi é hoje o destino de dezenas de toneladas de todo tipo de lixo. Em toda sua extensão é possível encontrar entulho de obras, restos de cimento, garrafas plásticas, móveis velhos e lixo doméstico. Quem mora por perto conta que a sujeira causa mau cheiro e atrai ratos e insetos.

continua após a publicidade

O aposentado Marcolino Ramires Fernandes vive na região há 35 anos. Ele disse à reportagem que há pelo menos uma década o local se tornou ponto de despejo de todo o tipo de material. “Desde o dia que abriram rua, virou essa bagunça. Começou a vir gente de tudo que é canto despejar lixo por aqui”, conta.

Seu Marcolino conta ainda que o movimento de gente despejando lixo na rua ocorre durante todo o dia. “Não tem hora. As vezes estou caminhando por aqui e vejo caminhões enormes de obra despejando caliça. E tem também o pessoal dos carros que vem e jogam todo tipo de coisa. Até um sofá velho eu já vi jogarem fora”.

A leitora da Tribuna Adriana Melo confirmou por e-mail a situação citada por Seu Marcolino. “É uma vergonha ver como a população que não quer lixo na frente de suas casas vai até ali e joga todo o tipo de lixo. Sei que não é culpa da prefeitura a população ser tão porca assim, mas está ficando inviável andar naquela rua, ainda mais naquele trecho de terra”, disse.

continua após a publicidade

Drogas e medo

Segundo os moradores, o fato de a rua ser de terra batida e contar com um grande terreno baldio fez com que a região se tornasse ponto de uso de drogas e bebidas alcoólicas. “Já chegamos no ponto em que o lixo pode ser o menor dos nossos problemas. Muita gente evita passar por aqui à noite para evitar dar de cara com usuários droga. As mulheres da região também não gostam de andar nessa rua por medo de assaltos e até abuso sexual”, alerta Seu Marcolino.

continua após a publicidade

Segundo o Departamento de Fiscalização do Urbanismo – Regional Pinheirinho, o proprietário do imóvel já foi notificado para executar limpeza do passeio e do lote, que contém APP (área de preservação permanente) e, por isso, é permitido apenas catação manual do lixo e entulho. Ele foi autuado por não cumprir as notificações e, em vistoria na última quarta-feira, foi constatado que a infração na área do passeio permanece e os processos serão enviados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) para parecer quanto ao atingimento de APP.

http://youtu.be/gy850nKYd04

Comente aqui.

– Você conhece alguma rua que virou depósito de lixo?

– Conhece espaços adequados pra descarte de entulhos?

– O que a prefeitura pode fazer pra coibir o despejo irregular?