Sintonizados com o bairro

Escrito por Magaléa Mazziotti

Todo sábado, das 9h às 11h, os moradores do bairro têm vez e voz em um programa da RCB (Rádio Comunitária Boqueirão). Há seis anos, o Boqueirão em foco trata de assuntos relacionados à cidadania, segurança e infraestrutura da região. Com mais de mil seguidores em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/BoqueiraoEmFoco?fref=ts), os organizadores acreditam que fidelizaram o público em função de mesclar música e entretenimento com informações que não só revelam os problemas enfrentados pela comunidade, mas buscam esclarecer junto aos órgãos responsáveis o caminho para reparar cada tipo de situação.

A dupla de apresentadores, o fisioterapeuta João Bueno, 49 anos, e a arquiteta Regina Valachinski, 35 anos, explicam que a ideia do programa surgiu do apreço pelo bairro e da necessidade de engajar as pessoas em assuntos que afetam a sociedade. ‘Eu cresci aqui e sempre participei das atividades da vizinhança, e criei o programa pensando nisso‘, explica João. ‘A ocupação desordenada do bairro acarretou vários problemas relacionados ao urbanismo e, como arquiteta, eu sei que consigo orientar as pessoas como resolver e a quem procurar‘, comenta Regina. O fisioterapeuta acrescenta ainda que o microfone está permanentemente aberto para qualquer cidadão do bairro participar. ‘Acreditamos que somente dando visibilidade para a região que conseguiremos melhorias‘, resume João.
Os apresentadores dizem que um dos grandes desafios é envolver a população jovem do Boqueirão. ‘Percebemos que as pessoas acima de 30 anos estão mais focadas em cobrar das autoridades maior efetividade nas ações para o bairro. Os jovens, porém, que são o nosso futuro, participam pouco disso, mesmo sendo afetados pela falta de segurança e pelo próprio abandono registrado em diversos pontos do Boqueirão. Lixo, desrespeito no trânsito e buracos nas ruas são assuntos que precisam ser cobrados, porque viraram crônicos nesse lado da cidade‘, constata Regina. Para ouvir ou participar do programa basta acessar o site: www.fmrcb.com.br

 

Leia mais sobre o Boqueirão.

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504