Depois de passar mais de três anos completamente paralisada, a obra do Espaço Saúde, anexo à Unidade de Saúde Maria Angélica, no Pinheirinho, foi retomada no início de maio. A construção custará R$ 266,5 mil, com previsão de conclusão até o começo de agosto. No novo espaço, devem ser oferecidos serviços como campanhas de vacinação, extensão de atividades de saúde, oficinas para idosos e gestantes, encontros de grupos terapêuticos, reuniões de conselho e orientações sobre educação alimentar.

continua após a publicidade

De acordo com moradores, o espaço será bem-vindo e deve trazer mais qualidade de vida. “Logo pela manhã vejo que forma uma fila imensa na porta da unidade, e até pelo bairro ser distante de hospitais e ter infraestrutura frágil, acredito que o novo espaço será bem aproveitado”, afirma a servidora pública Ivanete de Lourdes Mendes. “Quando começaram a construir este espaço, iniciei as obras em minha casa. Hoje minha casa está pronta, e muita gente nem sabe para que servirá este anexo”, diz.

Trabalho

Espaço Saúde deve ser concluído até agosto e vai ajudar no atendimento da UPA. Foto: Ciciro Back.

Segundo operários da obra, apesar de a estrutura estar praticamente pronta, ainda resta o acabamento e o estacionamento que ligará o anexo à unidade de saúde. De acordo com a prefeitura, a obra foi abandonada pela antiga gestão e está sendo retomada para ampliar o acesso à saúde da população na região. A justificativa para a paralisação, em 2011, seria o cancelamento do convênio com o Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Obras, além do Espaço Saúde, a verba deve servir para limpeza da área, manutenção da nova estrutura, reparo dos tapumes, além da criação de um pátio de estacionamento.

continua após a publicidade

Leia mais sobre o Pinheirinho.