Em apenas 25 dias, o diretor de arte Miguel Amaral não só conseguiu emagrecer oito quilos, como recuperar sua saúde. Tudo isso depois de aceitar o desafio de mudar de vida em 90 dias. Com 52 anos e há 25 sem fazer qualquer atividade física, ele foi surpreendido pelos bons resultados de seus exames médicos.
Desde que aceitou o desafio de participar do Projeto SEM, Miguel comemora os resultados estéticos e principalmente na saúde. Em 25 dias, perdeu oito quilos e 12 centímetros de circunferência abdominal, mas seus ganhos vão muito além disso. “Não imaginava que teria esses resultados na saúde, fiquei surpreso. Mudou tudo na minha vida. Hoje estou com a diabetes controlada, sem usar a medicação, e a pressão voltou ao normal”, comemora. O diretor de arte conta ainda que nunca teve resultados tão bons desde que engordou, quando parou de fumar há 8 anos. “Não conseguia emagrecer mais de dois quilos e meio e em seguida ganhava tudo de novo. Agora vejo resultados”, comenta.
Dedicação
Mas para chegar a esta conquista com tão poucos dias, Miguel leva à risca todas as orientações dos profissionais que estão envolvidos no Projeto Sem. Além de Miguel, outras cinco pessoas participam do desafio. São todos profissionais da agência de comunicação Go Rocket.
A ideia partiu do sócio de Miguel, Guilherme Pires, que queria resgatar seus dias de treinamento intenso, quando era praticante de lutas marciais há cinco anos, e voltar a ter uma vida mais saudável. Para não ficar sozinho e depois de ouvir os colegas reclamando que não conseguiam resultados ou achando desculpas para adiar o começo das atividades físicas, Guilherme propôs o desafio a todos que trabalham com ele. “Assim que falei eles toparam e ficaram ansiosos para começar. Eu queria mudar a vida de todos, driblar a rotina em busca de saúde, bem estar e beleza”, explica Guilherme.
Bruna Pires, esposa de Guilherme é designer na agência e também se mantém firme na meta estabelecida. “Não tive nenhum dia de tentação. Mas como estamos sempre juntos, nos ajudamos. Tiramos tudo de casa que pudesse ser tentação”, conta Bruna, que tem como um dos objetivos recuperar o peso que tinha antes de ter o primeiro filho, Thor, hoje com seis meses. A determinação do casal tem “contaminado” outros familiares. “Meu sogro e minha cunhada já mudaram os hábitos também. Muita gente está aderindo”, comemora Guilherme.
Todo resultado já visto nos seis participantes do projeto pode também ser acompanhado pelas redes sociais. Toda evolução, bem como detalhes do projeto, são publicados no Facebook, no Instagram e no blog Projeto Sem. “Compartilhamos a rotina para mostrar na forma prática, mas sem sobrecarregar nossos seguidores”, acrescenta Guilherme.
Tratamento completo
O Projeto Sem, que recebeu este nome em alusão a uma vida “sem preguiça”, “sem barriga”, “sem medo de usar biquíni”, é acompanhado por profissionais especializados e cada um dos seis participantes recebe atenção individualizada. Nutrição, exercícios físicos, acompanhamento médico e até tratamento estético estão incluídos no pacote que foi fechado com empresas parceiras da agência de comunicação Go Rocket. “Mas na estética apenas a Bruna (Pires), como única mulher do grupo, tem aproveitado”, brinca Guilherme Pires, idealizador do projeto e marido de Bruna.
Já são 25 dias de projeto e cada participante tem mais 75 dias para atingir seu objetivo. Com a turma entusiasmada, a expectativa é que todos consigam superar os objetivos. Mas não é apenas a perda de peso que está em foco, como Miguel Amaral e Bruna Pires buscam. O administrador financeiro, Rodrigo Guimarães, quer fazer o caminho contrário. “Sempre fui muito magro e, por isso, quero ganhar massa. Em 25 dias passei de 72 quilos para 75 e reduzi o percentual de gordura de 12% para 10%”, conta animado o jovem.
O projeto também tem trazido outras vantagens a Rodrigo. Desde que aceitou o desafio, deixou de lado as baladas e já planeja comprar um carro com o dinheiro que está economizando. “Deixei de sair, coisa que fazia toda semana; deixei de fumar e agora consigo guardar quase todo meu salário. Estou pensando em trocar meu carro no final dos 90 dias”, comemora Rodrigo.