O time das cores tricolores Vila Béttega, fundado em 1952, começou a disputar campeonatos na antiga 3ª divisão a partir do ano de 1967, ocupando um campo provisório situado ao lado da Avenida República Argentina. Quando perdeu seu campo, licenciou-se da Federação pra não mais voltar a disputar campeonatos oficiais. Tal fato aconteceu no ano de 1970. Motivo: falta de um local pra mandar seus jogos. O time não se firmou no cenário esportivo amador de Curitiba, mas deixou sua marca nos breves anos em que teve participação.
Fez a alegria do bairro junto aos seus fiéis torcedores. Fundador do clube, o desportista Pedro Feio dirigiu o clube por vários anos, ocupando a presidência de forma abnegada. Enfrentou uma série de dificuldades. Outro que se destacou naquele clube foi o extraordinário Altair Luchesi Ribas, um lutador que tudo fez pra que o clube continuasse disputando campeonatos. Depois da década de setenta, não mais se ouviu falar no saudoso Vila Béttega F.C., o tricolor do Portão.
Time da estreia: Em 1967, quando disputou seu primeiro campeonato participando da Série Vermelha, o Vila Béttega realizou seu primeiro jogo oficial no dia 16 de abril, enfrentando o Bandeirantes da Vila Lindóia. Resultado: 2×1 para o time adversário. No jogo seguinte, contra o poderoso São Jorge, aconteceu empate de 2×2 e o time alinhou com Barbosa, Dinho, Nego, Negrão, Altevir, Irão, Modesto, Itinho (Alceu) Maneco, Gal e Hamilton.