Dirigir pelo trecho da Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, no encontro da BR-277 com a BR-376, no Contorno Sul, não é uma tarefa das mais simples. Isto porque nestes importantes cruzamentos da CIC, há locais onde faltam sinalização, o que faz com que os acidentes sejam cada vez mais frequentes. Um dos pontos que mais geram reclamações fica em uma alça de acesso para o contorno, ao lado do posto de combustíveis Trevão. Esta bifurcação conta apenas com uma faixa branca na pista, quase apagada. Fora isso, não há placas ou indicações mais claras, que ajudem o motorista a encontrar o caminho certo.
“Passo por aqui frequentemente, quando estou indo para Paranaguá. E acho este ponto muito perigoso, não tem placa de preferencial, sinalização ou pintura correta. A gente fica sem saber para onde ir. Já vi acidentes aconteceram e eles poderiam ser evitados com uma sinalização melhor”, observa o caminhoneiro Décio Lucas Gomes, 32 anos.
O frentista Zineu Matias de Oliveira, 41, que trabalha no posto ao lado há cinco anos, conta que muitas pessoas já perderam a vida no local. “Falta sinalização neste local, ainda mais à noite. Acontecem muitos acidentes. Não faz nem um mês que um senhor de idade morreu aqui, depois de ter sido atropelado por uma carreta”.
Outros problemas
Além dos problemas de sinalização, pessoas que moram ou trabalham nas empresas da região também reclamam da falta de segurança, da pouca iluminação e dos riscos que enfrentam para atravessar as pistas, para pegar o ônibus na ida para casa ou para o trabalho. “Eu fui assaltado e sei de outras várias pessoas que também foram. Os bandidos param e levam tudo de quem está esperando o ônibus, no ponto que fica do lado oposto ao posto. Outra dificuldade é atravessar as várias pistas, já tive que esperar mais de 15 minutos para conseguir passar. Colocamos nossas vidas em risco todos os dias. O ideal seria ter uma passarela nesta região”, diz o caixa Nilo Ribeiro Cubas, 35.
Solução a caminho
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)m o projeto de restauração com melhoramentos no Contorno Sul está em fase de correções e análise do projeto básico. A obra irá contemplar solução definitiva com a implantação de uma passagem em desnível, solucionando o conflito de entrecruzamento existente no local. Além disso, o projeto contempla também mais cinco passarelas para pedestres e outras quatro passagens em desnível para veículos entre os entroncamentos com a BR-277 (para Campo Largo) e com a BR-116 (para Fazenda Rio Grande), e implantação completa das duas marginais – que irão operar em sentido único.