Foto: Felipe Rosa.

O Centro de Excelência do Boxe no Paraná, recém-instalado no Jardim Cruzeiro, em São José dos Pinhais, não é simplesmente uma escola de luta. É um local onde os campeões mundiais Macaris do Livramento e Rosilete dos Santos estão colocando em prática seus ideais, de envolver jovens no esporte, dar a eles um rumo em suas vidas e passar as experiências que já tiveram dentro e fora dos ringues.

continua após a publicidade

As aulas iniciaram em 1.º de maio e, em apenas quatro dias úteis de funcionamento, o Centro já tinha recebido quase 100 inscrições. O casal de lutadores explica que o objetivo deles, além do ensino do boxe, é fazer com que os jovens trabalhem sua saúde, educação,  comportamento, disciplina e respeito ao próximo, características que os alunos devem levar para dentro de casa, da escola e suas vidas.

Tranformar estes ideais num projeto social tomou 18 anos da vida de Macaris. “E agora que isso aconteceu é como se fosse a coroação do meu trabalho, o ápice dos meus 27 anos de carreira, mais importante do que todos os títulos que já conquistei”, emociona-se o campeão, com lágrimas nos olhos.

Foto: Felipe Rosa.

Porém ter um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte não foi o fim de tantas “lutas”, mas sim o começo de outra jornada tão difícil quanto, como a burocracia que o casal teve que cumprir para colocar o Centro em funcionamento e a captação de recursos, já que depois de meses, perceberam que não era suficiente para adquirir tudo o que precisavam. O ringue, por exemplo, não foi comprado com o dinheiro captado. Pertece a Macaris, já tem quase 20 anos de uso e em cima dele já passaram campeões como Wanderley e Anderson Silva, Maguila e Giovane Andrade.

continua após a publicidade

O objetivo é que, até o fim do ano, 200 alunos também lutem neste quadrado. E, cumprindo o acordo com o Ministério do Esporte, deste ringue devem sair pelo menos dez atletas aptos para competições nacionais e mundiais. “Mas pela empolgação do pessoal que está aqui, acho que conseguiremos bem mais”, diz a campeã.

De olho no futuro

continua após a publicidade

“Eu sempre gostei de luta, até que surgiu esta oportunidade no boxe”, diz Jonathan dos Santos Costa, 12 anos, empolgado golpeando um dos sacos. Ele quer praticar várias modalidades de luta, aperfeiçoar a técnica e se tornar atleta. Já Gabrielle Ribeiro, 15 anos, nunca pensou em ser esportista profissional, até que viu fotos de Rosilete lutando, se inspirou e hoje pretende ser uma boxeadora. Ainda nas primeiras aulas, ela acha a técnica um pouco difícil, mas não pensa em desistir.

Como participar?

O projeto foi aprovado pelo Ministério do Esporte em 2013 e tornou-se o único do Brasil a ser um centro de excelência de boxe. Podem participar crianças e adolescentes dos 10 aos 18 anos, gratuitamente. Basta apenas chegar lá (Rua Joaquim Ferreira Claudino, 844), apresentar os documentos pessoais solicitados e fazer a inscrição. Num primeiro momento, os alunos treinam a memorização e a coordenação. Depois, as aulas evoluem para aspectos mais técnicos do boxe, até que passam para a fase do impacto, com os golpes nos sacos e as lutas no ringue. Informações: 3058-3040.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AeYN3Z7uDwM[/youtube]

Leia mais sobre São José dos Pinhais.