A Rua Raul de Oliveira Machado liga as quadras do Jardim Bandeirante, uma região residencial de São José dos Pinhais ainda rodeada por muitos terrenos sem construções. O acesso à região é pela Rua Antônio Zaramela, paralela ao trecho de paralelepípedos da Avenida Rui Barbosa. Do outro lado, o Rio Iguaçu é vizinho do bairro.
Os moradores da região, que fica a dois quilômetros do Centro, se sentem esquecidos, especialmente quando veem obras sendo realizadas nas proximidades e nenhuma chegando ali. “Temos ruas em estado precário, não temos esgoto, buracos nas ruas que se abriram por manilhas das fossas desencaixadas. Uma vez, procurei um vereador que me mandou ir direto à prefeitura. Fui e me disseram que não podia ser feito nada porque os terrenos são irregulares. Mas não são! Pagamos IPTU”, reclama o auxiliar administrativo Felipe Bryl, 21 anos.
A questão mais urgente, diz o microempresário Charles José Grybose, 24 anos, que tem uma estofadora no bairro, é a falta de esgoto. “Nos dias mais quentes, o cheiro é insuportável. E os dejetos vão parar direto no Rio Iguaçu”, lamenta. A Sanepar informa que não há previsão de instalação de rede de esgoto na região, mas orienta os moradores a fazer a solicitação pelo 0800-200-0115.
A Secretaria de Viação e Obras Públicas informou que está nos planos a implantação de pavimentação definitiva na Rua Antônio Zaramela, porém não há previsão orçamentária. Já a regularização dos imóveis é da alçada da Secretaria de Habitação.