“Estou procurando emprego em qualquer área, faz bastante tempo. Hoje cheguei aqui na Agência do Trabalhador às 7h45 e fui atendida quando eram quase 10h. Achei que foi mais rápido do que antes. Mas infelizmente para mim, não tinha nenhuma vaga”, diz. E ela não está sozinha. Na árdua missão de encontrar um trabalho, Ketlyn conta com a companhia de dois de seus quatro irmãos.
“A família toda está no sufoco, são três irmãos desempregados. Quando nós chegamos aqui na agência estavam atendendo a senha 12. Nós conseguimos pegar a senha 130, mas não demorou muito. Estou há um ano procurando e está bem difícil. A gente sai de casa, gasta o que não tem, com transporte e alimentação, e sai sem nada”, conta a desempregada Renata Gomes, 26, que antes trabalhava como auxiliar de locadora.
Na mesma situação, Renan Gomes, 25, acompanha suas irmãs. “Também procuro trabalho há um ano e pouco, o que aparecer, mas não dei sorte, não tinha nada para mim ou para elas hoje. Eu sempre vinha na agência antiga e lá, cansei de chegar e só conseguir senha após às 13h. Era ruim, mas enquanto esperava, aproveitava pra ficar procurando algo nas empresas de RH”, relata.
Morador de Araucária, o motorista desempregado Vanderlei Sampaio, 38, também aguardava para ser atendido na manhã de quinta-feira (22), quando a Tribuna esteve no local. “Tá complicado, estou quase há um ano parado. Mando muitos currículos e nada. Esta é a primeira vez que venho na nova agência, achei que o atendimento está a mesma coisa do que na outra. Cheguei às 8h e às 9h30 ainda estava esperando”.
Agilidade
De acordo com o gerente da Agência Central do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, as novas instalações prometem mais conforto e agilidade para os trabalhadores, para os empresários que ofertam as vagas e para os próprios funcionários da instituição. Na agência, além da busca por vagas, é possível fazer o requerimento do seguro-desemprego, inscrição para cursos de qualificação profissional e ainda obter orientações sobre empreendedorismo individual.
“Estamos aqui há cerca de duas semanas, em um prédio que foi reformado para funcionar como a agência, um espaço melhor dividido, com mais salas e com a estrutura necessária para que as empresas possam fazer as entrevistas aqui, o que gera economia de vale-transporte aos trabalhadores e agilidade para os empresários. Além disto, temos uma área de espera mais próxima do atendimento, onde estão os 30 guichês, o que também traz mais rapidez”, explica.
Segundo ele, diariamente são distribuídas mil senhas por dia para as pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. E com a nova estrutura, a ideia é aumentar a capacidade de atendimento, para preencher as cerca de 680 vagas disponíveis diariamente.
Seguro-desemprego
Ainda de acordo com Santos, os problemas para dar a entrada no seguro-desemprego, que afetavam e desafiavam a paciência dos trabalhadores, já foram superados. “Hoje está muito mais rápido e tranquilo. Tivemos problemas no começo do ano (como a Tribuna mostrou), mas agora isto foi regularizado. Hoje ofertamos em torno de 1.100 espaços para o seguro-desemprego, e na metade desta manhã, ainda havia 800 disponíveis. Para quem precisa, a orientação é fazer o agendamento pela internet. Caso a pessoa não tenha condições ou não sabia mexer no computador, temos algumas vagas para atendimento pessoal”, orienta.
De janeiro a maio deste ano, foram pagos 150.872 benefícios no Paraná, totalizando R$ 876,4 milhões. A quantidade é 5% inferior à registrada no mesmo período de 2016, quando 158.972 desempregados receberam R$ 905,7 milhões.
Serviço
Agência do Trabalhador de Curitiba
Rua Pedro Ivo, 503 – Centro
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h