Com passagens brilhantes na antiga 3ª. divisão de amadores e revelador de craques, como o goleiro Grego – na época cobiçado por clubes profissionais -, Aristeu, Teteu e Tissot, entre outros que brilharam no futebol paranaense. O clube tricolor denominado Bloco Esportivo Capão da Amora (Beca) tinha seu campo próximo à conhecida Capelinha do Portão, hoje transformado em blocos de cimento armado pela expansão imobiliária.
Em sua trajetória, o Beca foi comandado por excelentes presidentes. como Rubens Gonçalves, Osires Dalla Bona, Lourival Cavichiolo, Carlos de Carvalho, Fortes Couceiro, entre outros. Em suas últimas participações em campeonatos, contou na direção técnica com o antigo craque uruguaio Dom Esteban Sanguineti, que defendeu equipes profissionais de Curitiba. O time que deixou saudades era formado pelos seguintes jogadores: Grego, Alemão, Joacir, Auri, Ariosvado, Renê, Odair, Teteu, Aristeu, Tissot e Airton.
Fim do lendário time
O desparecimento do saudoso Beca aconteceu no ano de 1972. Teve participações em campeonatos desde 1951. Foi vice em 1958 e 1961.