Um grupo de pais curitibanos com filhos especiais lançou o portal Bebê de Fibra, com o objetivo de devolver em forma de benefícios comerciais o carinho das pessoas que colaboram com as famílias. Quem contribui na plataforma, passa a usufruir de descontos e promoções em estabelecimentos comerciais conveniados ao portal. Tem pizzaria, restaurante, pet shop, barbearia, escola de inglês pela internet, estética, produtos artesanais em crochê e até açougue on-line. Produtos vendidos pelas mães das crianças também estão à disposição por preços especiais. A ideia para a iniciativa, lançada agora durante a pandemia de coronavírus (covid-19), surgiu há quatro anos, baseada na história de vida acompanhada pela Tribuna, do menino Lorenzo Bisinella, portador da síndrome de Goldenhar e na época com um ano de idade.
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Segundo as regras do portal, para se tornar membro é preciso fazer uma contribuição a partir de R$ 35,00, que será mensal e recorrente. Para usar os descontos, é preciso informar o CPF ao estabelecimento conveniado ou gerar previamente um código de cupom na área exclusiva do site. Os recursos arrecadados são direcionados para famílias constituídas por crianças especiais. A atuação é regional, na qual os membros beneficiam famílias especiais da mesma área de localização.
Conforme explica a Letícia Bisinella, mãe do Lorenzo e vice-presidente do Bebê de Fibra o site não é um projeto reflexo da pandemia. “Manter a estrutura de bem-estar para o Lorenzo sempre foi difícil. Do dia para noite, nos vimos fazendo rifas, vaquinhas, bazares e até mesmo foi preciso vender meus vestidos de casamento e formatura”, explica a mãe. Partindo da realidade da Letícia e sua necessidade de contar com recursos financeiros regulares, o trabalho começou. A construção foi de quase dois anos e o resultado é uma plataforma de captação de recursos, simples e intuitiva, baseada nos pilares do empreendedorismo social.
O presidente da instituição, Aldivo Canesso, explica que em breve novos benefícios ficarão disponíveis. “Tomamos a decisão de lançar a plataforma durante a pandemia. Nosso plano inicial era diferente, mas a causa vale o risco”, disse. Ainda conforme Canesso, neste momento, as dificuldades das famílias aumentaram consideravelmente e a dos estabelecimentos comerciais também. De acordo com o as informações do portal, a missão deles é manter o bem-estar e a qualidade de vida de todos. “Também vamos ajudar a movimentar seus negócios, abalados pelo coronavírus”, completou o presidente.
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Para o valor mensal ser relevante às famílias, a cada 20 membros ativos uma criança é beneficiada. Pessoas jurídicas também podem participar. O Bebê de Fibra conta com o apoio de seu primeiro embaixador, o músico Derico Sciotti, conhecido pela participação como saxofonista no Programa do Jô.
Atualmente, há seis famílias beneficiadas e aproximadamente 15 estabelecimentos comerciais cadastrados. Entre elas estão as famílias da Anna Carolina Correa Wolter, Lorenzo Yamaguchi Braz Padilha, Lorenzo Bisinella Fanini Garbuio, Luna Mayara Soares Pereira, Evellyn Vitória Proença e Henrique Cortizo Zimermann. As histórias deles são contadas no portal.
Através do Fale Conosco do site, os organizadores esperam a manifestação de novos estabelecimentos comerciais interessados em participar e também pelo mesmo canal buscam ampliar a quantidade de famílias cadastradas.
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Para ser beneficiada, a inclusão da família é condicionada à existência de patologia, enfermidade ou doença em uma criança até 14 anos, não se aplicando a deficientes exclusivamente sensitivos.
Para colaborar, é preciso acessar o site Bebê de Fibra. Conheça mais do projeto também no Facebook.
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