O desafio de percorrer longos trajetos de bicicleta foi a maneira encontrada pelo presidente do Instituto Tibagi, Édio Furlanetto, e pelo parceiro Rafael Vallejos para divulgar a causa da organização: profissionalizar jovens em situação de vulnerabilidade e mudar suas vidas. A dupla está se preparando para o Pedal entre Serras, um percurso de duas etapas que vai abranger a Serra do Mar, no Paraná, e a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.
A primeira etapa começa dia 15. Édio e Rafael sairão de magrela de Curitiba, via Estrada da Graciosa, e passarão por Morretes (PR) e Guaratuba (PR) até chegar a Garuva (SC), de onde retornarão pela BR-376, completando 271 quilômetros em 21 horas. Na segunda etapa, que será no feriado da Páscoa, eles sairão da capital paranaense e seguirão por Joinville (SC), Porto Belo (SC), Garopaba (SC) e Lauro Müller (SC) até Bom Jardim da Serra (SC). Serão 542 quilômetros em cinco dias, com retorno de carro.
É a segunda aventura da dupla, que no ano passado foi de Curitiba a Pato Branco (PR) de bike e conseguiu viabilizar um curso profissionalizante para 40 aprendizes somente com doações, estimuladas pela divulgação da pedalada. “Fizemos esse primeiro trajeto em março de 2015. Íamos chamando a atenção para a causa pelas cidades do caminho. Com a repercussão, surgiram muitos apoiadores e abrimos a turma em maio”, conta Édio.
As doações são feitas através de repasse do Imposto de Renda. Pessoas físicas que se enquadram no modelo de declaração do formulário completo podem escolher destinar 3% do imposto devido para o Instituto Tibagi, até 29 de abril. O doador não tem de desembolsar nada além do valor que já irá pagar à Receita Federal.
Vidas transformadas
O Instituto Tibagi foi fundado há 21 anos por professores da área de eletromecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o objetivo de ensinar um ofício a adolescentes em situação de vulnerabilidade. Atualmente, cerca de 200 jovens têm aulas na organização e atuam como aprendizes em empresas parceiras.
Para Gabriel Rocha, 18 anos, participar do instituto vai fazer a diferença em seu futuro. “É muito bom pros adolescentes. Muitos que passaram por aqui estão empregados, bem de vida”, diz. Daniel Aparecido de Oliveira Júnior, 16, conta que se tornar aprendiz melhorou a relação na escola e com a família: “Antes eu tinha uma preguicinha de fazer as coisas. Agora me espertei mais”.
Entediada por não ter nenhuma atividade além da escola, Nayara Letícia de Oliveira, 15, viu no curso profissionalizante a solução para aprender novas habilidades e ocupar seu tempo. “A gente ganha bastante responsabilidade, muda o jeito de encarar as coisas”, comenta.
Passo a passo para doar
1 – No resumo da Declaração, optar por “Doações Diretamente na Declaração – ECA”;
2 – Escolher o Tipo de Fundo Municipal, optando pela cidade de Curitiba. Assim que realizar essa escolha, automaticamente será apresentado o valor disponível para doação;
3 – Será emitido um Darf exclusivo com destinação ao Fundo Municipal, valor que deve ser recolhido até 29 de abril;
4 – O Darf pago deve ser encaminhado para o e-mail contato@institutotibagi.org.br, garantindo que a destinação será para o projeto Programa Adolescente Aprendiz em Eletroeletrônica. Esta última etapa é muito importante, pois é assim que o Instituto Tibagi poderá solicitar sua parte do imposto de renda ao FIA (Fundo para a Infância e a Adolescência).
Acompanhe a pedalada pelo facebook Instituto Tibagi