Em meio às obras do Rio Parque, os moradores que vivem próximo às margens do Rio Barigui comemoram a futura área de lazer e preservação que ligará os parques Tanguá, Barigui e Cambuí. O espaço também contribui para preservação do rio e teve investimento de R$ 4,6 milhões.
Quem vive na CIC diz que é a terceira tentativa de construir área de lazer naquela parte do bairro. “Anos atrás, a prefeitura teve duas iniciativas de fazer canchas de futebol e parquinhos, mas devido às cheias do Rio Barigui, tudo era destruído e ficava sem condições de uso”, conta Gilson Gomes Moraes, 42, que mora na Rua Paulo Roberto Biscaia há mais de 20 anos.
Evolução
Gilson se mudou para a CIC e viu o bairro crescer e superar problemas. “Assim como eu, muitas pessoas compraram terreno quando apenas havia mato por aqui. Também presenciamos muitas famílias invadirem áreas próximas demais do rio”, lembra. Com o tempo vieram as cheias, cada vez mais devastadoras. “O rio recebeu muitas obras de contenção durante esses anos”.
A nova área verde receberá ciclovias, árvores nativas, cancha de futebol de areia e vôlei, canchas de minifutebol, academia ao ar livre e equipamentos de ginástica. A novidade será brinquedo para crianças com dificuldades motoras.
Para Gilson, o Rio Parque trará mais qualidade de vida à sua família. “Posso deixar a criançada brincando tranquilo, pois consigo ver eles do portão de casa”. A previsão é de que o parque seja entregue até o final deste ano.