A Usina da Música, localizada no Centro, está preparando diversas novidades para os moradores de São José dos Pinhais. Com os cursos de instrumentos específicos – violino, viola, violão, violoncelo e contrabaixo – iniciados em agosto, está em gestação uma orquestra municipal de cordas, a ser formada com esses novos alunos. Também está nos planos da Secretaria de Cultura lançar uma orquestra municipal de violão popular.
Está em construção o Teatro da Música, um auditório anexo de 220 lugares, com inauguração prevista para junho de 2016. “A intenção é ter um local específico para a música na cidade, que receberá apresentações de todos os gêneros e terá ensaios abertos à comunidade nos sábados à tarde”, informa o secretário de Cultura, Amarildo Rosa.
Em forma de arena, o local permitirá que o visitante ouça e visualize o palco de maneira ampla, independentemente de onde estiver sentado.
O Teatro da Música também será sede da Banda Marcial de São José dos Pinhais, que é composta por 80 músicos, todos ex-alunos da Usina, e acumula uma dezena de troféus pela participação em diversos concursos e festivais. A Banda Marcial, que completará 25 anos em 2016, já prepara a gravação de um CD para comemorar a data.
Oportunidade
A Usina oferece cursos gratuitos para 322 estudantes, de manhã, tarde e noite. “A Usina está sempre pulsando, só para de madrugada e aos domingos”, define o coordenador administrativo, Jean Pierre Alves, que toca trombone e foi aluno do espaço por 20 anos. A maioria dos alunos se forma ali e depois volta para dar aulas.
É o caso do professor de eufônio Otoniel Cristiano dos Santos, que entrou como aluno em 2008. De lá para cá, tocou em um festival na Áustria, fez um intercâmbio na prestigiada Juilliard School, em Nova York, entrou para a banda do exército, onde é cabo, e também passou a fazer parte da Banda Marcial de São José dos Pinhais.
Leia mais sobre São José dos Pinhais.