Oportunidade de ouro

A estudante Eduarda Santana, 14 anos, sonha em ser advogada. Para alcançar seu objetivo, sabe que precisa estudar e se dedicar. Mas se ela não tivesse a oportunidade de ingressar no Centro Social Marello, no Portão, que oferece às crianças carentes que vivem nas imediações do bairro Portão, diversas atividades culturais e educativas no contraturno escolar, além de bolsas de estudo em um colégio particular, talvez seu sonhos hoje estivessem bem mais distantes.

“Entrei no Centro Social Marello em 2013 e de lá pra cá já aprendi muito. Aqui a gente aprende coisas que não teríamos a oportunidade de conhecer, como teatro, dança e judô, que pratico atualmente. E os professores nos ajudam muito, inclusive com as dúvidas da escola” diz Eduarda, que também é uma das alunas que conseguiu uma bolsa de estudos integral no Colégio Bagozzi, parceiro da instituição.

Ao todo, 150 crianças da comunidade, com idades entre seis e 14 anos de idade, frequentam o centro diariamente. Lá, enquanto seus pais estão trabalhando, elas recebem atenção para fortalecer seus vínculos familiares e sociais e participam de atividades como oficinas de informática, teatro, música, dança, artesanato, aulas de jardinagem, literatura, entre outras tarefas. Também recebem diariamente lanches e almoço. Para participar do projeto é preciso ser cadastrado e encaminhado pelo Centro de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Curitiba (CRAS) Aurora Formosa e depois passar pela entrevista e visita feitas por uma assistente social da instituição.

Mundo melhor

Foto: Ciciro Back.
Além de atividades educativas e culturais, centro também oferece bolsas de estudos em colégio particular. Foto: Ciciro Back.

Fundado em 1995, o Centro Social Marello foi idealizado pelo padre Ciriaco Bandinu, para atender e acompanhar crianças e adolescentes vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, fazendo com que elas tivessem acesso à iniciação profissional, formação humana, religiosa e intelectual. Desde sua fundação, mais de 1800 crianças já passaram pela instituição. “O objetivo principal do Centro Social Marello é a formação humana de crianças e adolescentes, para que eles sejam mais felizes e estejam preparadas para promover um mundo melhor”, define a diretora Cristina Capille, 56.

Evolução

Para o educador social e responsável pela comunicação do Centro Social Marello Jackson Santos dos Anjos, 27, ver a evolução das crianças é gratificante. “É muito bacana, elas entram rebeldes, inseguras e agem seguindo seu mecanismo de defesa. Mas com o trabalho de vínculo e fortalecimento da autoestima, criam gosto pelo aprendizado e pelas artes, passando a se comunicar melhor, potencializando suas aptidões”. Ele ainda conta que o acompanhamento das crianças se estende à suas famílias, que são convidadas a interagir e a participar de várias atividades durante o ano.

Curiosidade

A instituição, que recebe esse nome em homenagem a Dom José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José, da qual a instituição faz parte, que teve como primeira atividade o reforço escolar e o acompanhamento dos adolescentes na escola.

Serviço

Centro Social Marello
Endereço: Rua Miguel Abrão, 45, Portão
Informações: (41) 3082-2145
www.centrosocialmarello.org.br/

Leia mais sobre Portão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna