O Zoológico de Curitiba ganhou mais um morador especial: um filhote de cervo, bem parecido com aqueles que puxam o trenó no Papai Noel. Nasceu na véspera do Natal e ainda não teve o sexo definido. Se juntou uma nova família de patos selvagens e de cisnes. Com eles,
o médico veterinário Marcelo Bonato calcula que existem mais de 1,5 mil animais em exposição.
Alguns deles, como os flamingos, ganharam casa nova na última quinta-feira.

continua após a publicidade

“Removemos uma família de cinco indivíduos do Passeio Público e trouxemos para cá”, explicou o veterinário. De acordo com ele, os animais estavam em local aberto no Passeio e caso botassem ovos nos ninhos, eles estariam à mercê dos predadores. “Aqui eles terão mais espaço e tranquilidade para a reprodução”, explicou.

Cervo nasceu perto do Natal e se tornou o mais novo membro do zoo.

Como o número para um bando da espécie é considerado baixo, a solução encontrada pelos cuidadores foi colocar espelhos no viveiro. “Os animais vivem em bando, assim eles se sentirão mais seguros”, justificou Carlos Frederico Grubhofer, zootecnista do zoo. Os flamingos estão há mais de 20 anos em exposição em Curitiba e os especialistas não sabem especificar a idade deles. “Alguns já nasceram aqui, mas eles vivem muito”, observaram.

Extinção 

continua após a publicidade

Entre os animais expostos existem muitas espécies em extinção. Entre elas o tamanduá
bandeira, macaco muriqui (ou monocarvoeiro), e o ganso havaiano, este último praticamente
extinto. Grubhofer lembra que a função do zoológico, além de educar, também é preservar.
“Basta lembrar a história dos ursos pandas. Eles não acabaram graças ao trabalho dos zoológicos”, disse. Por falar em educação, muitos visitantes acabam se comportando indevidamente, apesar dos avisos espalhados por todo o zoo. “Eles fazem barulho para chamar a atenção, jogam garrafas e canudinhos, cospem nos animais”, lamentou. “Mas a grande maioria, ainda bem, é educada”, agradeceu.

Tigre macho come sete quilos de carne por dia. Fêmea consome cinco.

Tigres

continua após a publicidade

Para as crianças, visitar o zoo é uma oportunidade única. A pequena Yasmin Pietra Godoy, de 4 anos, estava encantada com o casal de tigres. ‘Parecem a minha gata Emili, só que maior’, observou. O casal de tigres foi transferido de um criadouro clandestino em Maringá para Curitiba e viraram uma das principais atrações do zoológico. Aqui, ganharam um espaço com cerca de 300 m², com piscina e muito verde.

Visita é de graça

O Zoológico de Curitiba, no Parque Municipal do Iguaçu, ocupa uma área de 589 mil metros quadrados. Está entre os cinco zoológicos mais conceituados do Brasil. Recebe cerca de 720 mil visitantes por ano e está aberto ao público de terça a sexta das 09 às 17 horas e sábados, domingo e feriados das 10h às 16 horas. Foi inaugurado em 1976. O acervo de animais do Passeio Público e do Zoológico tem aproximadamente 2.315 espécimes, representados por diversos grupos de aves e mamíferos exóticos e nativos. Entre alguns podemos citar :
tigres, leões, ariranhas, chimpanzés, girafas, camelos, zebras, hipopótamos, camelos, grous, entre outras variadas espécies, todos preservados num ambiente próximo ao seu ambiente natural.

Flamingos comem ração especial, pra manter a cor característica.

Desde a construção de recintos até a aquisição de novos animais, o Zoológico conta com diversos programas de reprodução com enfoque aos animais nativos e em risco de extinção, buscando parcerias e desenvolvendo pesquisas junto a Universidades e outras instituições. Podem ser encontrados no local, lanchonetes, estacionamento, abrigos, banheiros, e um mirante de 40 metros.

Onde fica?

O Zoológico está localizado no bairro Alto Boqueirão, na região Sul de Curitiba.

De carro

O acesso pelo Jardim Paranaense se inicia na Rua Eduardo Pinto da Rocha, seguindo
pela Rua João Miqueletto, que dá acesso ao estacionamento do Zoo.

De ônibus

Saindo da Praça Carlos Gomes até o terminal do Boqueirão, ou o ligeirinho Centro Cívico-Boqueirão, ou ligeirinho Barreirinha  – São José. No terminal do Boqueirão pegar o ônibus Zoológico e descer no ponto final. A visitação é gratuita.

Mais informações

Telefone 3378-1221
ou pelo site http://bit.ly /2hAVHuW