Nada duplicado

Foto: Lineu Filho

Uma promessa feita em 2013 e que ainda não saiu do papel. A duplicação da Rodovia dos Minérios, principal ligação entre Curitiba e os municípios metropolitanos Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Itaperuçu, continua sendo apenas um projeto. Mal cuidada, a PR-092 é sinônimo de perigo para os motoristas que precisam passar pelo local diariamente.

A sinalização é precária e os buracos, constantes. “A estrada está péssima. Passo de carro por ela todos os dias e, mesmo conhecendo o trecho, sempre passo por um buraco ou outro. Sem falar que não tem sinalização. O que tem, o mato já engoliu”, lamenta o comerciante Luís Mendes, que trabalha às margens da Rodovia dos Minérios.

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Emerson de Lara já perdeu as contas de quantos acidentes viu acontecer. Foto: Lineu Filho

Trabalhando em uma borracharia em frente à rodovia, Emerson de Lara já perdeu as contas de quantos acidentes viu acontecer. “Quando tem, é muito feio. Geralmente batida frontal e não é difícil ver gente muito machucada”, explica. No estabelecimento, vários pneus furados e rasgados mostram a dificuldade de se rodar pela via de maneira segura.

Em alguns trechos mais esburacados, a velocidade precisa ser reduzida principalmente pelos caminhões que passam carregados, para evitar danos no veículo. Sempre quando algum acidente acontece, o congestionamento passa a barreira dos quilômetros. “Por ser pista simples nessa região, qualquer coisinha já trava todo o trânsito”, diz Luís.

Obra de R$ 110 milhões

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Em trechos esburacados, caminhoneiros precisam reduzir a velocidade para evitar danos no veículo. Foto: Lineu Filho

A promessa foi feita há três anos. A informação do governo é de que as obras se iniciariam em 2014, o que não aconteceu. Pelo projeto, a duplicação deve começar no final da Rua Mateus Leme, em Curitiba e segue até a Estrada dos Romeiros, em Itaperuçu. Ao todo, devem ser duplicados 28,7 quilômetros.

A primeira etapa da obra será entre o Rio Barigui, no Contorno Norte de Curitiba, e o perímetro urbano de Almirante Tamandaré (4,6 km no total). O governo estadual estima dois anos de trabalho. O valor estimado deste trecho é de R$ 110 milhões, com financiamento do Banco do Brasil.

Projeto em fase final

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O governo estadual estima dois anos de trabalho. Foto: Lineu Filho

Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná diz que o projeto executivo para as obras está em fase final de conclusão. Diz ainda que “todo o trecho duplicado terá equipamentos de segurança, como passarelas para pedestres, retornos em desnível e pontes readequadas”. A obra na totalidade deve ter custo aproximado de R$ 180 milhões.

Já com relação aos reparos necessários, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão vinculado à secretaria, informa que técnicos fazem monitoramento constante nas rodovias, incluindo a PR-092. A assessoria de imprensa alega ainda que “o recapeamento emergencial e a roçada ou limpeza das áreas sobre responsabilidade do poder público são manutenções feitas quando há necessidade”.

Perigo na estrada

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Mais de 100 acidentes já foram registrado em 2016 na Rodovia dos Minérios. Foto: Lineu Filho

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, do km 10 ao km 137, a Rodovia dos Minérios já registrou 113 acidentes de trânsito em 2016, além de oito atropelamentos, contabilizando 85 pessoas feridas e duas mortes.

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