Pouco mais de 130 pessoas carentes tiveram um Natal mais divertido e cheio de amor este ano. Graças aos leitores da Tribuna do Paraná, a policiais militares do 20.º Batalhão e a funcionários do GRPCom, a campanha Tamo Junto Pra Ajudar, que presenteou pessoas carentes neste Natal, foi um grande sucesso.
Em parceria com o Instituto GRPCom, quatro instituições carentes foram selecionadas. E os abrigados e atendidos de cada uma delas descreveu o que gostaria de ganhar. Graças a quem se sensibilizou com a campanha, três instituições tiveram 100% dos desejos atendidos.
Alguns nem imaginavam que ganhariam algo neste fim de ano. Outros receberam um presente de Natal pela primeira vez na vida, ou por causa da pouca idade (apenas alguns meses de vida), outros, com mais de 40 anos, porque a vida nunca lhes permitiu esta alegria.
Simplicidade
Foi a simplicidade dos pedidos que impulsionou muitas pessoas a ajudarem. As crianças, principalmente, apesar de carentes, não pediam brinquedos ou outros objetos caros. Elas pediam roupas, sapatos, mochilas, materiais escolares e outras coisas que demonstravam que era mais uma necessidade do que um desejo. Entre os mais velhos, houve pedidos de bíblias, calças, sapatos e até tratamento dentário.
Todas as entregas foram carregadas de emoção e solidariedade. Houve desde crianças beijando presentes, muitos rostos curiosos e ansiosos transformados em sorrisos, muitos abraços de agradecimento, principalmente aqueles abraços verdadeiros de crianças. Uma lição de solidariedade que não tem preço.
Corações tocados
Muitos leitores entenderam exatamente a essência da campanha: de que o pouco que temos, podemos dividir com quem não tem quase nada. Este foi o pensamento de um dos funcionários da Tribuna do Paraná, o repórter Lucas Sarzi, que escreveu no seu Facebook. “A gente gasta dinheiro com tanta coisa inútil, compramos o que queremos (claro, cada um no seu limite), que quando acontece algo desse tipo (a campanha de Natal) a gente percebe que não podemos reclamar de forma alguma da vida que levamos. Nós temos TUDO! Enquanto isso, tem gente pedindo só uma calça jeans, um sapato, uma mochila escolar. A criança sequer foi audaciosa em pedir o material escolar”, disse o funcionário.
Muito amor e carinho
A primeira entrega de presentes ocorreu na quinta-feira passada, no Instituto Alvorecer Ação Social, no Bairro Alto. Toda a lista de desejos da instituição foi abraçada pelo 20.º Batalhão da Polícia Militar. Cada policial do batalhão selecionou uma criança e nenhuma da lista ficou de fora. Pelo contrário, os policiais até garantiram alguns presentes a mais, caso aparecesse mais alguma criança “de emergência” no dia da entrega.
A sargento Patrícia explicou que já é tradição no 20.º Batalhão os policiais presentearem alguma instituição no Natal. “Mobilizamos todo mundo lá na sede do 20.º Batalhão pra conseguir atender todas as crianças. Deve ser uma frustração enorme pedir algo para o papai noel e ele não trazer”, ponderou a sargento.
A segunda instituição a ser presenteada, na sexta-feira de manhã, foi a Meninos de 4 Pinheiros. É uma chácara em Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, onde moram crianças e adolescentes carentes de 6 a 18 anos, todos meninos. Na lista de desejos dos abrigados havia roupas, sapatos, ou um simples fone de ouvido. 90% da lista foi atendida pela campanha.
Emoção e mesa farta
Uma das entregas mais festivas foi no Instituto Decisão de Apoio Social (Idas), que fica em São José dos Pinhais. A Tribuna do Paraná chegou na Idas na sexta-feira à noite, bem na hora da ceia de Natal.
Graças a um leitor, que se sensibilizou com a campanha e doou uma cesta de Natal de 20 quilos, a ceia foi farta e saborosa. O leitor entregou a doação diretamente na instituição e não se identificou à Tribuna.
No jantar havia três tipos de carnes, entre elas pernil, várias saladas, arroz temperado e mais alguns outros pratos quentes, além de deliciosas sobremesas. Tudo feito pela Maria, cozinheira voluntária de mão cheia. A cada entrega de presente, a reportagem presenciou sorriso e brilhos nos olhares. Mais simbólicos que um “muito obrigado” verbalmente. Toda a lista de desejos da Idas foi atendida pela campanha.
A última instituição a ser presenteada foi a Associação Cristã de Assistência Social (Acridas), que fica no Bacacheri. A instituição atende 55 crianças e adolescentes, de recém nascidos aos 18 anos, que residem no local.
Quando a reportagem chegou, as crianças aproveitavam o calor escaldante numa piscina de plástico de mil litros, que chegou numa doação de Natal. Mas ao verem os presentes sendo tirados do carro do Caçadores de Notícias, saltaram ansiosos da água para ver o que ganhariam. 100% da listagem de desejos da Acridas foi atendida.
Necessidades o ano inteiro
Os coordenadores de todas as instituições agradeceram muito o carinho recebido pela campanha Tamo Junto Pra Ajudar, que iluminou e tornou mais alegre o Natal dos abrigados e assistidos. Mas apesar do Natal tocar o coração das pessoas e as estimularem a praticar boas ações nesta época, os coordenadores explicam que as necessidades das instituições se estendem por todo o ano. Todas elas demandam por muita comida, principalmente.
Mesmo a Alvorecer, onde as crianças vão apenas para passar o contraturno escolar e depois voltam para casa, serve quatro refeições por dia aos assistidos. As outras instituições também demandam muita comida, já que nelas os acolhidos residem no local.
Quem estiver interessado em ajudar, pode procurar diretamente as instituições. A Acridas também tem algumas necessidades específicas, de produtos que estão sempre em falta: lenços umedecidos (para limpar bebês), roupas de meninos a partir dos seis anos, leite NAN 1, achocolatado e café.
Serviço
Acridas: Rua Eduardo Geronasso, 1782, Bacacheri. Telefone: (41) 3523-5610
Meninos de 4 Pinheiros: Rua Voluntários da Pátria, 475 Centro de Curitiba (escritório). Telefone: (41) 3044-1661
Idas: Rua Joroslau Sochaki, 1395, jardim Ipê, São José dos Pinhais. Telefone: (41) 3103-1120
Rua Pedro Eloy de Souza, 1121 Bairro Alto. Telefone: (41) 3367-7132