Todo curso de direção no trânsito ensina: a placa amarela com o símbolo de um semicírculo sobre um retângulo preto indica uma lombada ou, pelo menos, elevação na pista. Mas não é o que motoristas têm encontrado em alguns pontos de São José dos Pinhais: as placas estão lá, mas as lombadas, não. E aí fica a dúvida: desacelerar, respeitando a sinalização, ou manter a velocidade, a partir do que se vê na pista?
A Rua Alfredo Musted, na Vila Iná, é um desses pontos. A via foi recentemente reformada e as placas estão lá há cerca de um mês, mas nada de a lombada ser instalada. “A rua é movimentada e quase não há espaço nas calçadas. Seria bom se fosse logo instalada, especialmente para a gente que tem criança em casa. Fica perigoso, né?”, pede o operário Idarci Wolf, 39 anos, que tem duas filhas de 4 anos. A Secretaria de Viação e Obras Públicas informou que a Secretaria de Trânsito faz a sinalização entre 15 e 20 dias antes da implantação dos obstáculos viários e que a demora na instalação das lombadas foi motivada pela condição climática das últimas semanas. As obras deverão ser concluídas nas próximas semanas.
Instalações sem previsão
Para outro ponto, na Rua Desembargador James Portugal Macedo, no bairro Santo Antônio, a decisão da prefeitura foi outra.
Lá existiam duas lombadas antes das obras, em fase de conclusão, que renovaram todo o asfalto da via. Foram instaladas após pedidos dos moradores, por se tratar de um trecho de declive acentuado, onde há tráfego de duas linhas de ônibus. Para a reforma, os redutores foram retirados e as placas, não. Ainda assim, não há previsão da reinstalação dos equipamentos.
Novas lombadas
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informa que para a implantação de nova lombada no local será necessário uma vistoria e análise de viabilidade técnica. Ressalta que a Secretaria de Viação e Obras Públicas solicita que não seja implantada nenhuma lombada pelo período mínimo de seis meses da instalação do novo asfalto, para não deteriorar o novo pavimento.
A prefeitura não respondeu se a recolocação da lombada está prevista no projeto de revitalização da via.