A praça ao lado do Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, no Parque da Fonte, tem quadra de esportes, equipamentos de ginástica, parquinho pras crianças e grama aparada. Tudo estaria bem, não fossem as carteiras de cigarro, garrafas PET e de vidro, copos plásticos e embalagens espalhados pelo chão.

continua após a publicidade

“São os próprios moradores que sujam. Eles não têm noção que prejudicam o meio ambiente e a comunidade”, diz a estudante Ana Cláudia Palmeira, 39 anos. “Nos fins de semana, sempre fica um grupo de jovens usando drogas. No outro dia, está tudo sujo”, denuncia.

A praça, além de ser próxima a uma escola, é um local de lazer onde os pais levam os filhos para brincar. O lixo deixado pelos moradores causa um aspecto ruim, mas também representa perigo, como o risco de uma criança se cortar com cacos de vidro.

Consciência

continua após a publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Limpeza Pública, informa que no local não é realizada a varrição manual, porém a limpeza e conservação da praça acontecem mensalmente ou conforme a necessidade. Não há previsão de campanhas para conscientizar a população a não jogar lixo em locais indevidos.

Leia mais sobre São José dos Pinhais.

continua após a publicidade