Ampliar o acesso ao conhecimento. Com esse intuito, a prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), colocará à disposição dos estudantes da Escola Municipal Francisco Ferreira Claudino e dos moradores do bairro São Sebastião a Indústria do Conhecimento.
Ao longo do ano passado, as obras andaram em ritmo lento, mas a estrutura já está praticamente terminada pra que o complexo possa ser inaugurado ainda em 2015. Com o novo espaço quase concluído, a prefeitura apenas aguarda as mobílias e equipamentos, que estão sendo comprados. Mas segundo a prefeitura, ainda não há data certa para inauguração.
De acordo com o Sesi, na Indústria do Conhecimento funcionará uma biblioteca, para auxiliar os estudantes e demais moradores que desejam se dedicar aos estudos ou apenas para leituras de lazer. Ainda funcionará no local uma DVDteca, uma gibiteca, além de pontos pra acesso à internet. Estes são justamente os equipamentos que ainda faltam ser adquiridos.
Mesmo que a data de estreia esteja indefinida, funcionários e estudantes aguardam ansiosos pela abertura da “indústria”. “Nossa expectativa é grande, pois já faz um bom tempo que anunciaram esse projeto. Acredito que assim que estiver em pleno funcionamento, será de grande proveito por todos, porque a região é muito carente em relação ao acesso à cultura, já que é um bairro distante”, afirma uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar.