Terminal Campina do Siqueira deve passar por uma grande reforma. Foto: Felipe Rosa

Anunciado em outubro de 2013 pela presidente Dilma Rousseff e pelo prefeito Gustavo Fruet, o projeto para melhorar o trajeto do ligeirinho Inter 2, a linha mais usada de Curitiba, com média de 80 mil passageiros por dia, está patinando. Com previsão de grandes reformas nos terminais Campina do Siqueira e Hauer, construção de trincheira no cruzamento da Avenida Nossa Senhora Aparecida com a Rua Mario Tourinho, e requalificações de vias com a criação de binários, o investimento de R$ 102,46 milhões está longe de sair do papel.

continua após a publicidade

Quem depende diariamente da linha espera que a reforma ocorra o mais rápido possível. “A maior dificuldade que percebo é em relação ao tamanho dos terminais. Dependendo do horário até andar se torna difícil, pois são terminais muito requisitados e que não possuem uma estrutura tão grande”, argumenta a passageira Daniele Lopes. A previsão é aumentar o espaço e melhorar a condição da estrutura existente nos dois terminais. “A falta de espaço é complicada. Não há uma pessoa que consiga andar pelo terminal Campina do Siqueira sem dar esbarrões nos outros”, conta.

Trincheira

No cruzamento da Avenida Nossa Senhora Aparecida com a Rua Mario Tourinho, será construída uma trincheira com objetivo de aumentar a fluidez do tráfego. “Essa mudança é desnecessária e prejudicial ao comércio. Além da trincheira não resolver o problema do trânsito, pois existem muitos pontos de congestionamento na região, não apenas no sinaleiro, praticamente todos os comerciantes terão que sair daqui. Ninguém sobrevive de portas abertas a essas obras que começam sem data para terminar”, critica a lojista Daniele Bagatoli.

continua após a publicidade

Com grana, mas sem data

Segundo o Ippuc, o projeto executivo está aprovado pela Caixa Econômica Federal com recursos do PAC 2 da Mobilidade. Segundo o órgão, ainda não há data para publicação do edital, que depende da liberação dos recursos, sem prazo definido para ocorrer.
Os lotes onde ocorreram as desapropriações estão nos dois lados da Rua Mario Tourinho, entre a Rua Vicente Machado e a Avenida Nossa Senhora Aparecida. Conforme a Secretaria Municipal de Obras Públicas, apesar de a verba estar garantida pela União, as intervenções viárias da linha Inter 2 ainda não foram licitadas.

continua após a publicidade