Keila Santos de Oliveira, de 28 anos, chegou a cogitar uma viagem a Guaratuba, no litoral do Estado, para agendar a solicitação do seguro desemprego. Ela tentava conseguir um horário para requerer o benefício na Agência do Trabalhador de Curitiba desde março, sem sucesso. “Entrava no site todos os dias de manhã cedinho, fazia plantão na frente do computador, e nunca conseguia. Aparecia a vaga e já sumia.” Depois de mais de três meses de tentativas frustradas, pensou em se deslocar até a cidade praiana ao saber que lá o agendamento era feito presencialmente. “Mas aí finalmente consegui pela internet, na semana passada‘, conta.
Ex-atendente de telemarketing, Keila estava quase perdendo o direito ao benefício, válido se requerido até 120 dias após a demissão. O caso dela não é único. São muitos os relatos de dificuldades na hora de pedir o seguro. “Estou há exatos 60 dias tentando este agendamento, não há vagas nunca, todos os dias acordo supercedo pra aguardar a abertura das vagas que não existem, as únicas disponíveis são na cidade de Cascavel, ou seja, a 600 quilômetros de Curitiba. É uma tremenda falta de respeito com os trabalhadores”, desabafou o leitor Rafael no site dos Caçadores de Notícias. A leitora Keitty Sullivan também enfrenta o problema. “Estou tentando já há três semanas e nada de vagas, e quando acontece o milagre de abrir uma vaga o sistema trava na segunda etapa. Isso é jogada para as pessoas desistirem do seu direito.”
Adriana Fátima Calixto, 37, também conseguiu o agendamento em cima do laço. Demitida do emprego de vendedora em março, ficou procurando trabalho e deixou para requerer o seguro só no final de junho. Por sorte, a demora não foi tão grande. “Consegui depois de 15 dias tentando”, diz.
Excesso de demanda
![Foto: Felipe Rosa](http://static.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/wp-content/uploads/sites/2/2016/07/WEBAGENCIA-DO-TRABALHADOR-FR-15-1024x682.jpg)
A Agência do Trabalhador de Curitiba faz de 700 a 800 atendimentos diários, entre solicitações de seguro desemprego e intermediação de vagas de emprego. De acordo com o diretor do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), Jorge Leonel, as dificuldades no agendamento se devem à grande demanda. “O motivo principal desse problema é o excesso de pessoas acessando o sistema ao mesmo tempo. É um sistema nacional no qual fazemos adaptações, mas são muitas consultas simultâneas”, explica.
De acordo com ele, o desemprego agravado pela crise econômica tem gerado uma sobrecarga dos serviços. “São 12 milhões de desempregados no Brasil, Curitiba não é uma ilha, um milhão desses desempregados deve estar por aqui. Até junho deste ano, estávamos recebendo uma média de 3,5 mil novas solicitações do seguro por mês”, conta.
Novo sistema
![Foto: Felipe Rosa](http://static.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/wp-content/uploads/sites/2/2016/07/WEBAGENCIA-DO-TRABALHADOR-FR-13-1024x682.jpg)
Para reduzir os problemas, o Departamento do Trabalho está integrando as vagas das agências da capital e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Vamos trabalhar com uma mesma agenda integrada. O trabalhador vai poder ver onde tem vaga e se deslocar a Colombo ou Araucária, por exemplo, para solicitar o seguro. Porque se depender da agência de Curitiba, vai demorar 70, 80 dias para agendar”, avisa.
Por volta de 20 de julho, prevê o diretor, já haverá condições de acessar o sistema integrado, que deve ampliar o atendimento de 20% a 30%. Aumentar a capacidade operacional da agência da capital não é uma alternativa, de acordo com ele. “Com a demanda que temos hoje, teríamos que colocar pelo menos 200 pessoas a mais para trabalhar, temos um limite prudencial. Não há a menor possibilidade, por questões orçamentárias e legais.” Foram deslocados funcionários de outras secretarias para atuarem na agência, em uma força-tarefa.
Como agendar?
![Foto: Felipe Rosa](http://static.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/wp-content/uploads/sites/2/2016/07/WEBAGENCIA-DO-TRABALHADOR-FR-3-1024x682.jpg)
Para o agendamento da solicitação do seguro, está sendo dada prioridade a quem está na fila, com o prazo por vencer. “Eliminando essa demanda reprimida, conseguiremos voltar ao atendimento normal.” O diretor acredita que as demissões irão se estabilizar, já que as entidades sindicais têm priorizado a manutenção dos postos de trabalho em lugar do reajuste, nas negociações com o patronato.
Até dois meses atrás, o agendamento tanto pela internet quanto presencial, na Agência do Trabalhador, era feito somente às quintas-feiras. Agora, a marcação do atendimento é realizada diariamente, somente pela internet, através do endereço: www.aplicacoes.trabalho.pr.gov.br/agendamento.
O trabalhador escolhe a localidade da agência em que quer ser atendido e visualiza as vagas, que são disponibilizadas a partir das 8h, e costumam acabar antes das 8h30. Um funcionário da Agência do Trabalhador revelou que o navegador Google Chrome costuma apresentar problemas e que as pessoas têm mais sucesso com o Mozilla Firefox.
Dados do seguro-desemprego
Média de tempo para agendar atendimento na Agência do Trabalhador : 70 a 80 dias Média mensal de novas solicitações do benefício em Curitiba: 3,5 mil
Fonte: Diretor do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), Jorge Leonel.A dificuldade no agendamento já foi mostrada pelos Caçadores de Notícias em abril deste ano, veja: Seguro Travado