Depois da ampliação do Parque Mané Garrincha, a partir da intervenção do projeto Viva Barigui, quem vive na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) tem aproveitado a variedade de opções que surgiram pra lazer e esportes na região. As margens do rio, que costumavam apresentar um cenário misto entre barracos de invasão e montes de lixo queimado, deram espaço a ciclovia, pista de caminhada, academias ao ar livre, pista de skate, parquinhos e canchas de areia.
Agora os finais de semana são disputados pelos moradores. “Sempre que posso trago meus filhos pra brincar com as outras crianças. Mas quando chega sábado e domingo, o melhor é chegar cedo, pois todo mundo tem aproveitado pra passar a tarde inteira debaixo do sol”, conta a moradora Silmara Pereira.
Além de embelezar a paisagem, ela acredita que o novo parque deve ajudar a valorizar mais a região. “Esta parte do bairro é complicada, com muitos problemas e carências. Acredito que com o parque reformado, as pessoas passaram a gostar mais de onde vivem sem ter que atravessar a cidade pra encontrar um lugar pra descontrair um pouco”, afirma.
De acordo com Silmara, apesar do parque já existir, após constantes depredações e descaso de moradores que jogavam lixo nos terrenos, servia apenas de espaço pra encontro de drogados. “Espero que dure, pois apesar de ter muitas pessoas que não valorizam, pra maioria as mudanças foram muito bem-vindas”, defende.