Jogo criado por curitibano “treina” cérebro de crianças e adultos para matemática

Um jogo para celular criado por um curitibano ajuda a aprimorar o cérebro do jogador por meio de operações matemáticas. O aplicativo Math Shot (disponível para Android) serve para crianças e adultos. Por ser educativo, ajuda no aprendizado, no aumento da atenção e promove melhora das habilidades multitarefas das pessoas, mas o legal é que o “treino” cerebral ocorre sem o jogador se dar conta.

O conceito foi criado pelo Software Development Engineer (engenheiro de software) Marcelo Korjenioski, 38 anos, com base em um estudo sobre os benefícios dos jogos de videogame cheios de ação e super rápidos, da cientista cognitiva francesa Daphne Bavelierm, professora da Universidade de Genebra, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. O Math Shot é gratuito e Marcelo Korjenioski diz que os resultados começam a aparecer em 15 dias, com uma rotina de partidas diárias de 20 minutos.

LEIA MAIS – Apaixonado pelo espaço, fotógrafo constrói observatório pertinho de Curitiba pra receber entusiastas. Veja!

Segundo Korjenioski, o projeto foi criado em 2012, para usar no Facebook, com o objetivo de ajudar o sobrinho dele, de 8 anos, com as operações matemáticas na escola. “Ele estava tendo dificuldade com multiplicação, então a primeira versão do Math Shot foi feita para ajudá-lo na memorização da tabuada”, contou. A ideia do jogo veio depois que o curitibano assistiu um TED Talk da Daphne Bavelier chamado Your brain on video games (O cérebro e os videogames, na tradução livre). “Decidi me aprofundar no estudo para aplicar no Math Shot os conceitos passados por ela. Jogos com ação e bastante movimentos rápidos, conforme a pesquisa da cientista, ajudam na atenção e aumento de foco ‘treinando’ o cérebro. Para você dirigir seu carro, prever problemas, você fica mais esperto. Nas crianças, mesma coisa”, contou.

O Math Shot é gratuito e Marcelo Korjenioski diz que os resultados começam a aparecer em 15 dias. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Marcelo Korjenioski diz que o tempo passou e o jogo foi ficando para trás. O Facebook também foi perdendo o interesse nos jogos, que eram o auge naquela época. Recentemente, o técnico em Java diz que o filho de um amigo estava precisando de apoio na matemática. “Resolvi resgatar aquele código antigo e adaptar para Android”, revela. Desde então, o Math Shot está disponível na Play Store do Google. O criador busca apoio para ampliar o game. “Levar para o IOS e incluir novas fases, para crianças mais novas, que ainda não são capazes de realizar cálculos, mas conhecem as sequências numéricas”, diz.

VIU ESSA? – Mãe que vale ouro! Filho de empregada vira doutor em engenharia pela UFPR

Math Shot

A ideia central do Math Shot é uma batalha de cálculos contra um oponente, onde vence quem encontrar mais resultados das operações matemáticas dentro do tempo de jogo.

Após iniciar o game e iniciar uma batalha, há duas prateleiras com 25 garrafas cada e com números impressos em cada garrafa. Uma prateleira é do jogador e a outra do oponente. Há uma placa na parte de superior onde é exibida a operação a ser resolvida, por exemplo: 1 + 1 = ?.

SAIBA MAIS – Homem na faxina: “diaristo” de Curitiba rompe preconceito na limpeza de casas

O Jogador deve encontrar entre as 25 garrafas qual é a resposta correta da operação exibida e tocar nela para ganhar pontos. Acertando o resultado, uma nova operação será exibida. Para criar um ambiente competitivo e estimular o jogador, existe um adversário controlado pelo sistema. Para estimular a urgência na resposta e desenvolver o foco, existe a contagem regressiva e quem acertar mais respostas antes do tempo acabar ganha.

São 60 níveis de dificuldades variando entre os modos de jogo: operação de soma, subtração, divisão, multiplicação, modo aleatório de operações e modo sequencial lógico para ensinar a sequência dos números. 

Existe um ranking das melhores pontuações dos níveis que estimula o jogadores a melhorarem cada vez mais suas habilidades matemáticas. “Na época do Facebook, na primeira versão, indianos e chineses eram os melhores colocados no ranking. Sinal que devemos estimular ainda mais nossas crianças na matemática”, finaliza o Marcelo Korjenioski.

Para baixar o Math Shot, basta clicar no link – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.phaneronsoft.mathshot. Vale lembrar que há um outro jogo com o mesmo nome, mas o link direciona direto para o aplicativo desenvolvido pelo curitibano.

Rotina Divertida

Não é a primeira vez que Marcelo Korjenioski é notícia na Tribuna. Em outubro de 2019, ele e outro empresário, Altieres Herculano Bianchi de Queiroz, criaram o “Rotina Divertida”, um aplicativo gratuito que se tornou útil na vida de crianças com autismo. O app ajuda as crianças a organizaram as suas rotinas dentro de casa. Cada vez que uma tarefa é cumprida, como por exemplo arrumar a cama ou escovar os dentes, dá pra dar um finalizar na tarefa dentro do app.


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo


Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna