Homem-música

Para onde vai, o aposentado Gilberto Gonçalves Cicuro, 72 anos, leva um dos seus instrumentos musicais para compor a trilha sonora de suas andanças pela capital. Quando os Caçadores de Notícias o encontraram para a entrevista, na manhã ensolarada da última sexta-feira, Gibo, como é conhecido na região do Boa Vista, onde mora há 40 anos, estava esmerilhando um pequeno tambor e cantarolando clássicos do samba dentro de um pequeno mercado do bairro.

“Música pra mim é uma terapia eficaz para manter minha cabeça sempre boa. Por isso levo música para todos os lados. Toco em casa, quando eu vou à padaria, quando vou pro Centro e até quando preciso fazer compras. Sem música parece que a minha vida fica sem graça. Então, para ter minha liberdade, levo meus instrumentos para tudo que é canto”, diz.
Gibo é funcionário público estadual aposentado. Durante 35 anos realizou a contabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Depois de se retirar oficialmente das atividades profissionais, ele decidiu ter a música como sua principal atividade ao longo de sua aposentadoria. “Me faz bem. Então resolvi levar em frente”, comenta.

O aposentado não tem nenhuma formação em música. Sempre foi autodidata. Revela que aprendeu a fazer “uns batuques” com um tio que era percussionista na escola de samba Embaixadores da Alegria. Apesar de não ter estudado música, Gibo toca harmônica, cavaquinho, banjo, bongô, timba e outros instrumentos de percussão. “Sempre gostei de música. Desde pequeno batucava em lata de leite em pó. Depois fui aprendendo sozinho outros instrumentos”, lembra.

Reportagem encontrou Gibo em um pequeno mercado do bairro. (Fotos: Gerson Klaina)
Reportagem encontrou Gibo em um pequeno mercado do bairro. (Fotos: Gerson Klaina)

O seu repertório se resume basicamente à música popular brasileira (MPB). Gibo “manda ver” em samba-canções dos anos 30 e 40, clássicos do samba e muita bossa nova. Com o instrumento em mãos e o repertório em mente, ele segue pelo bairro batucando e cantarolando. “Levo a felicidade sempre comigo”, brinca.

Fama

No bairro, Gibo já é conhecido e os vizinhos sabem que ao encontrá-lo vão dar de frente com música. O empresário Orlando Toso é dono do mercado onde os Caçadores de Notícias encontraram Gibo. Ele conta que há 30 anos o aposentado entra no estabelecimento e solta voz para clientes e funcionários. “Toda a semana ele está aqui. Não tem erro. Às vezes cantando mais, outra vezes menos, mas sempre cantarolando. Faz tempo que aguentamos essa figura”, ironiza o comerciante.

“O pessoal já me conhece e brinca muito comigo e às vezes até reclama. Mas sempre na brincadeira e no respeito. Conheço todos aqui há muitos anos. Mas o importante é o respeito entre todos. Gosto do jeito que eu levo a vida, sem preocupações e com a música me acompanhando para todos os lados”, resume.

Sobre o autor

(41) 9683-9504