A Casa do Contador de Histórias, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) foi parcialmente atingida, na última sexta-feira, por um incêndio que começou no imóvel ao lado. O local foi reformado e inaugurado há cinco meses e teve a parte estrutural superior totalmente destruída pelo fogo. Uma reunião foi realizada na noite de segunda-feira para encaminhar a reforma e os voluntários necessitam agora de doações para viabilizar as obras.

continua após a publicidade

Lídia Hanke, diretora geral da Casa do Contador de Histórias, explica que eles trabalham para ajudar as pessoas a resgatarem os seus sonhos. São atendidas dez instituições parceiras, totalizando uma média de mil ouvintes por mês. No local danificado são realizados cursos sobre a arte de contar histórias.

Lídia explica que a Casa recebe gente de diversas partes do país e até do Uruguai. Voluntários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais são os mais comuns e estão sempre presentes. Também acontecem rodas de histórias abertas ao público e um ciclo de palestras relacionadas com as histórias. “Toda agenda será mantida, só estamos acertando outros locais”.

Como não havia ninguém no interior do imóvel, não houve feridos no incêndio, mas a parte superior do imóvel foi destruída. Telhado, caixa d’água, parte elétrica e hidráulica foram comprometidos. Móveis, livros, computadores e documentos também foram atingidos. A estrutura do local será avaliada por engenheiros para definir o que precisará ser reformado.

continua após a publicidade

A diretora conta que foram gastos R$ 340 mil em reformas antes da inauguração em dezembro de 2013. Todo o dinheiro foi arrecadado por eles. “Fizemos telhado inteiro novo, banheiros adaptados e pisos”. Somente no telhado, há cerca de dois anos, foram investidos mais de R$ 50 mil.

Lídia explica que o início das obras depende dos donos do imóvel ao lado, onde o fogo começou. “A defesa civil e os bombeiros disseram que como donos, eles são responsáveis. Caso a nossa parte não seja arcada por eles, vamos precisar de dinheiro para a mão de obra especializada”.

continua após a publicidade

De acordo com a diretora, a sociedade está ajudando muito. “Bandas estão se prontificando para realizar shows e arrecadar fundos. Três grandes empresas estão doando os livros para a biblioteca e lojas de material de construção também ofereceram ajuda”.

A maior necessidade, entretanto, são as doações em dinheiro. Em breve será disponibilizada uma vaquinha online para contribuições pela internet. Por enquanto, quer quer contribuir deve depositar na agência 0369 da Caixa Econômica Federal, operação 13, conta poupança 33766-7, em nome da Casa do Contador de Histórias.

Comente aqui.

– Você conhece o trabalho da Casa do Contador de História?

– Quem deve arcar com os prejuízos do incêndio?

– O que a administração da Casa pode fazer pra conseguir mais doações?

Pedro Menck