O que era para ser apenas uma lição para o jovem estudante da Escola Estadual Protásio de Carvalho, Olival Cristian de Oliveira Santos, 12 anos, ganhou corpo e se transformou em um livro. Após se encantar com as aulas de literatura, o estudante aproveitou toda energia extra para escrever seu primeiro conto infantil. Mesmo cursando ainda o 7º ano, Olival, que deixou pra trás um futuro incerto em Cajazeiras, Salvador, para uma nova vida na CIC, já revela que seu sonho é se tornar um escritor.
Assim como os famosos personagens da literatura infantil, Tom Sawyer e Huckleberry Finn, o jovem Olival também não iniciou a sua “aventura” como escritor desacompanhado. Ele e seu colega de classe Wagner Daniel Carvalho dos Santos, 11 anos, se uniram para criar o livreto ’Vida Boa’. ‘Nossa professora nos passou a história do mistério do coelho pensante e a partir desta história passamos a trabalhar em nosso próprio livro‘, explica Olival.
O esforço e a empolgação da dupla foram tão grandes que eles receberam até o apoio da professora de português Sirlene Românio Santos e da vice-diretora Lígia Mendes. ‘Pra pouca idade que eles possuem, nós como professores ficamos muito contentes ao perceber o interesse que eles demonstram e a disposição. E quando lemos o texto dele, vemos que ele consegue se expressar muito bem‘, afirma Sirlene.
A mãe do jovem escritor, Cristiane Sodré, conta que desde cedo o filho se interessa pela leitura. Vindos do maior conjunto habitacional da América Latina, ela diz que não poderia ter feito escolha melhor ao decidir se mudar para a capital paranaense e criar seus quatro filhos. ‘Quando vejo a empolgação dele ao contar como foi o dia na escola, sinto que tomei a decisão certa de me mudar‘, comenta. Interessados em ajudar Olival a publicar seu primeiro livro podem entrar em contato com Cristiane no 9588-2675.