Há vagas na Brinquedoteca em Ação do Boqueirão para quem quer brincar e reinventar o rumo da própria história! Esse projeto existe desde 2013 no bairro e tem capacidade para atender até 60 crianças e adolescentes em situação de risco social, com idade entre 6 e 14 anos. Neste momento, no entanto, a Brinquedoteca pode receber mais pessoas dentro da faixa etária estabelecida, no contraturno escolar, e que estejam dispostas a participar de atividades lúdicas e culturais que têm por finalidade desenvolver valores e possibilitar as transformações de perspectivas de quem vive em situação de risco.
A pedagoga e gestora da Brinquedoteca do Boqueirão, Daiane Koglin, explica que o espaço resgata a brincadeira como direito de crianças e jovens. “As crianças e adolescentes atendidos chegam aqui com históricos familiares complicados, muitas vezes, sem ter a oportunidade de brincar e se desenvolver. E aqui trabalhamos para recuperar isso, que é fundamental para o desenvolvimento de todo ser humano e para o resgate dos vínculos familiares”, defende. “É impressionante que, gradativamente, percebemos alguns adolescentes que no início nem queriam se envolver nas atividades, participarem ativamente do que propomos”, atesta.
Desde abril, o projeto tem patrocínio da Petrobras. A Ação Social do Paraná (ASP), responsável por esse e outros projetos de transformação social, informa que os recursos vão permitir que a entidade ofereça outras oficinas, como de música e inclusão digital. “Já realizamos oficinas de arte e literatura, mas agora vamos ampliar e reativar a Brinquedoteca do Tatuquara”, revela a supervisora de unidades da Ação Social do Paraná (ASP), Inês Barbosa.
Fortalecendo vínculos
A cada trimestre, a Brinquedoteca realiza reuniões e eventos com pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidos. “O objetivo é a integração para que essas mudanças tenham desdobramentos positivos em todo o núcleo familiar”, explica a gestora do espaço. Essa preocupação com o fortalecimento de vínculos também se estende no próprio grupo. No refeitório, existe um quadro fruto de um trabalho coletivo de pintura. “Por mês, estudamos um artista, e o quadro foi o resultado de uma atividade inspirada no Romero Brito”, informa Daiane.
Quem tiver interesse em participar das atividades na Brinquedoteca do Boqueirão pode procurar o CRAS da região ou entrar em contato com a ASP: (41) 3330-6200 ou www.aspr.org.br