Direção certa

Opção para aprender uma profissão para o primeiro emprego no mercado do transporte ou ampliar a qualificação profissional de quem trabalha ao volante. É o que o Sest (Serviço Social do Transporte)/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) oferece em sua sede no Boqueirão.

O curso mais procurado é o de formação de cobradores de ônibus, que atende cerca de 5 mil pessoas ao ano. Isso porque o cargo é muitas vezes procurado por quem busca o primeiro emprego e também por ser um posto de alta rotatividade, explica o técnico de formação profissional do Sest/Senat, Reinaldo Fuzetto. Como os demais cursos ofertados, são diversas turmas e horários abertas ao ano.

“O setor do transporte está aprendendo cada vez mais a valorizar a capacitação de seus profissionais. Aprendeu primeiro na área de transporte de pessoas e isso vem sendo cada vez mais apreciado também na área de cargas. Quem se interessa em se qualificar já chega com um diferencial, visto que as empresas estão sendo contratadas por clientes cada vez mais existentes”, diz.

Outros cursos que despertam o interesse são os de formação profissional para taxistas, os de motoristas para passageiros de transporte urbano ou rodoviário e de escolares; o de transporte de cargas perigosas; o de condução de veículos de emergência e o de cargas indivisíveis (de grande porte). Para todos, é necessário já portar a carteira de motorista do tipo “D”.

Saiba mais

– Os cursos são presenciais e exigem de 16 horas a 50 horas de dedicação, além da idade mínima de 18 anos.

– Os valores variam de R$ 90 a R$ 250, conforme o curso e carga horária. Para quem trabalha em empresas filiadas ao Sest/Senat ou ao Sistema S, não há cobrança de taxas.

– Outros cursos no setor também são ofertados, como o de formação de monitor de transporte escolar e de arrumação e conferente de cargas.

– As datas de início de novas turmas devem ser consultadas diretamente com o Sest/Senat.

– Os cursos de transporte de pessoas (urbano, rodoviário ou de escolares) têm o foco no atendimento do público, incluem aulas de relacionamento interpessoal, direção defensiva e noções de primeiros socorros.

– A formação profissional de taxistas também inclui o transporte de pessoas com deficiências físicas, aulas sobre pontos turísticos, roteirização e sistemas de tráfego, gestão financeira e inglês básico para o turismo.

– O curso de condutor de veículo de emergência enfatiza as noções de primeiros socorros e o atendimento de situações críticas.

– Para o transporte de produtos perigosos, há aulas práticas em que os alunos aprendem os riscos de cada tipo de carga, com foco na prevenção de acidentes.

Fonte: Sest/Senat

Serviço:
Sest/Senat
Endereço: Rua Salvador Ferrante, 1.440 – Boqueirão Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h
Telefone: (41) 3022-7000
Site: Acesse Sest/Setnat

Leia mais sobre Boqueirão.

Sobre o autor

Adriana Brum

(41) 9683-9504