O grande buraco na Alameda Bom Pastor, logo abaixo da trincheira do Contorno Leste e bem em frente à Scania, em São José dos Pinhais, é uma dor de cabeça para os que transitam pela rua. Quem passa por ali diariamente já conhece o rombo no asfalto e dá um jeito de contorná-lo. O maior problema são os desavisados, que freiam de última hora e acabam provocando acidentes.
“Fica logo após uma descida, quem não conhece freia quase em cima e os veículos que vêm atrás acabam colidindo, pois se não frear, deixa a parte de baixo do carro no buraco ou estoura os amortecedores. Quatro acidentes já foram registrados somente em uma semana por conta desse buraco”, relata Lautair Silva.
Carlos Alexandre Nickel Thomazini, que trabalha em uma empresa de logística situada em frente à Scania, também presencia os transtornos. “Esses dias, um rapaz se acidentou de moto. Passa muito caminhão para abastecer em um posto de gasolina que tem aqui perto. Passa carro de grande porte, cegonheira pra lá e pra cá, e o asfalto não aguenta. O DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes] vem e faz remendo, mas no outro dia o buraco já abre de novo, porque o material não é durável”, conta.
Segundo ele, o problema do rombo na via existe há pelo menos quatro anos e o último reparo foi feito há três meses. Em contato com a reportagem, o órgão disse que não é responsável pelo trecho, pois a rua é municipal. Já a prefeitura de São José dos Pinhais informou que a manutenção do trecho é de responsabilidade da Autopista Litoral Sul. A concessionária foi procurada pela reportagem, mas não respondeu até o fechamento desta edição.