Curitiba

Sem perdão

Carros estacionados irregularmente nas proximidades da sede da PF foram multados e alguns ate guinchados pelo Setran. Foto: Átila Alberti
Escrito por Luiza Luersen

Mais de 50 carros já foram multados na região do acampamento no Santa Cândida. Veículos estavam parados em guias rebaixadas e até mesmo em calçadas

Com uma semana de acampamento no entorno da sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), no Santa Cândida, onde está preso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mais de 50 carros foram multados pela Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran). Destes, nove foram guinchados e recolhidos ao pátio.

Leia mais! Conheça o “menino do muro”, que virou meme nas redes sociais após foto viralizar!

Os dados são referentes ao período entre os dias 7 e 15 deste mês. Os carros multados estavam parados em guias rebaixadas e até mesmo em calçadas, o que não é permitido segundo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, alguns veículos foram guinchados por problema no licenciamento. Nos últimos dias, por conta das manifestações organizadas nas ruas próximas ao prédio, a Setran recebeu diversas denúncias de moradores e pedestres.

“Durante este período, a concentração de veículos na região está fora do normal e é comum que esse tipo de infração aconteça. Fazemos a fiscalização hoje, mas amanhã já tem outro veículo cometendo a mesma irregularidade, no mesmo local. Logo depois da multa, ele é guinchado”, explicou o coordenador de Fiscalização da Setran, Alvacir Mendes. O problema é ainda pior para quem precisa de algum serviço como renovação e emissão do passaporte, isso porque não há vagas para estacionar na região. Além disso, desde que o acampamento foi montado, equipes da Polícia Militar bloquearam os principais acessos à sede da superintendência, inclusive para quem precisa utilizar os serviços oferecidos pelo órgão.

Reclamações

“Em função das manifestações e do acumulo maior de carros, acabou aumentando as solicitações e reclamações. Essas são as duas infrações que mais acontecem, e a Setran foi chamada para intervir, já que alguns carros bloqueavam até mesmo a entrada e moradores. Tivemos que cumprir com o nosso dever e estamos acompanhando, mas tivemos que fazer essa ação fiscalizatória. Não sabemos se os carros são de manifestantes ou de pessoas que frequentam o prédio”, completou Alvacir.

Leia mais! Empresárias de Curitiba viram pedreiras e inovam o mercado

Para perceber o problema não é preciso andar muito. Na tarde de ontem, a equipe da Tribuna flagrou carros estacionados em cima de calçadas, na frente de portões e até mesmo em faixas amarelas, que indicam claramente a proibição. Conforme a Setran, quem mantém um carro, uma moto ou outro veículo estacionado em lugares proibidos está sujeito à multa e a recolhimento, como determinam as regras do Código de Trânsito Brasileiro e leis municipais.

Para quem flagra este tipo de situação no bairro Santa Cândida, ou em outros, a orientação da prefeitura é que os cidadãos informem por meio do telefone 156, para que as medidas administrativas sejam aplicadas aos proprietários dos veículos.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/manifestantes-pro-lula-vao-desmontar-acampamento-mas-nao-vao-embora-do-santa-candida/

Sobre o autor

Luiza Luersen

(41) 9683-9504