O sofrimento do pequeno Guilherme Gutowski Barres, de apenas cinco anos, tem data para chegar ao fim. Mostrado pela Tribuna em novembro do ano passado, o caso do menino diagnosticado com “Anomalia de Ebstein” comoveu muita gente e, graças às doações, a família conseguiu arrecadar o valor necessário para realizar a cirurgia cardíaca. A doença é uma má-formação cardíaca congênita na válvula tricúspide, que dificulta a circulação do sangue pelos dois lados do coração, trazendo como sintomas cansaço e baixa imunidade.
A operação deve acontecer entre os dias 7 ou 8 de março deste ano, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. “O Guilherme está bem, ele e nós estamos ansiosos pela cirurgia. O médico dele chega ao Brasil no dia 6 de março e a cirurgia deve ser feita já no dia 7. No dia 5, Guilherme, eu e meu marido embarcamos para São Paulo”, afirma a mãe do menino Caroline Gutowski, que hoje se dedica integralmente ao Guilherme e seus três irmãos.
Com os mais de R$ 53 mil arrecadados com a vaquinha online e as demais doações, a família poderá arcar com os custos de R$ 57 mil necessários para o pagamento da equipe médica. Já as despesas hospitalares deverão ser pagas pelo plano de saúde do menino. “Na quinta-feira passada demos entrada no pedido de liberação junto ao plano de saúde e estamos aguardando o resultado, senão partiremos para um pedido de liminar. Mas espero que dê tudo certo”, explica Caroline.
Vida normal
Depois da cirurgia, Guilherme ainda deverá passar cerca de 15 dias no hospital, para se recuperar antes de poder ir para casa, em União da Vitória, interior do Paraná. Lá serão outros 40 dias de resguardo antes que possa voltar para suas atividades normais. Depois disto, segundo sua mãe, será vida normal. “Ele poderá voltar a fazer tudo normalmente, ter contato com as pessoas e voltar para a escola. Após a cirurgia continuaremos o acompanhamento com a médica dele em Curitiba e a cada seis meses, devemos voltar a São Paulo para uma avaliação. Estamos felizes e queremos aproveitar para agradecer muito o pessoal que ajudou na campanha pelo Guilherme. Obrigada a todos”, diz Caroline.