Nem a chuva é capaz de atrapalhar o sonho do casal João Carlos Campos Pereira, 34 aos, e Daiane Fátima de Souza Pereira, 29 anos, de crescer com a panificadora móvel que montaram em uma kombi. Na última quinta-feira (6), mesmo com o tempo fechado, eles foram até o estacionamento de um condomínio no Campo Comprido, em Curitiba, com a expectativa de vender R$ 1 mil em produtos para os moradores. O projeto dos empreendedores começou em março deste ano, quando adaptaram uma kombi para vender as delícias que fazem em casa. O investimento foi de cerca de R$ 40 mil, com previsão de retorno em três anos. O projeto é batizado de Benedíctus Gostinho Caseiro.

continua após a publicidade

+Viu essa? O encantador de garças de Curitiba! Empresário conquista amizade inusitada

Segundo a Daiane, para começar eles venderam o carro e fizeram um empréstimo. “Personalizamos a Kombi como queríamos. Fizemos a plotagem, adaptamos por dentro com uma prateleira em ‘L’, tem luz, cortina e até uma decoração com uma balança antiga e um telefone da década de 1980. Também compramos um forno um pouco maior para dar conta da produção”, conta ela.

Kombi tem plotagem especial e, por dentro, com uma prateleira em ‘L’, com luz, cortina e decoração especial. Foto: Alex Silveira/Tribuna do Paraná.

O casal é de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Eles vendem empadão, pão, bolos, tortas, cuca recheada, sonho, bolinho de banana, cueca virada docinhos e até minipizza. Todos os produtos são fabricados em casa, na mesa da sala e na cozinha. O casal, que tem um filho de 3 anos, acorda ainda na madrugada, por volta das 5h, e conta com a ajuda da mãe da Daiane. “A sogra é nossa vizinha. Ela está aprendendo conosco a fazer as coisas. Leva jeito e recebe a parte dela pelo serviço. Até as 16h está tudo pronto”, destaca o marido. 

continua após a publicidade

+Viu essa? Cuteleiro de Curitiba é fenômeno na internet com jeito “simprão” e facas indestrutíveis

As visitas aos condomínios são realizadas entre 17h e 19h. Por enquanto, em Curitiba eles atendem dois condomínios no Campo Comprido e um no Água Verde. Mas o plano é ter pelo menos oito condomínios na cartela de clientes da capital, para intercalar visitas a cada 15 dias. “Assim, o pessoal não enjoa”, explica a Daiane.

continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM – Locomotiva Mariazinha é sucesso em Curitiba! Entenda como trem virou enfeite de jardim

Apesar da panificadora móvel ter começado a funcionar em março, o trabalho com encomendas já vem sendo feito desde que o filho nasceu. A Daiane atuava com Recursos Humanos, área na qual é pós-graduada. Quando engravidou, decidiu parar de trabalhar fora para cuidar do pequeno. Ela passou a aceitar encomendas de bolo e foi ampliando a gama de produtos. As entregas eram feitas com a ajuda de motoboys.

Na Kombi eles vendem empadão, pão, bolos, tortas, cuca recheada, sonho, bolinho de banana, cueca virada docinhos e até minipizza. Foto: Alex Silveira/Tribuna do Paraná.

“Mas chegou um tempo em que não valia a pena arcar com o custo das entregas. Decidi eu mesmo entregar de moto. Daí, foi um passo para também deixar meu emprego e partir para o próprio negócio”, conta Pereira, que há 12 anos era funcionário de uma indústria de papelão, em Campo Largo.

A aposta no empreendimento próprio, segundo os dois, tem sido gratificante. “Temos mais tempo para a família, estamos investindo em uma atividade nossa, com empresa registrada, nota fiscal. A nossa expectativa de retorno é até o fim do pagamento do empréstimo, ao longo dos próximos dois anos e meio”, planeja Pereira. O empreendedor ainda destaca a força de vontade da dupla. “Nunca tinha feito pão na minha vida. Aprendi e seguimos na batalha”, conta.

Kombi das delícias nos condomínios

Casal leva as delicias até condomínios de Curitiba, uma verdadeira mão na roda na hora daquele cafezinho de toda tarde. Foto: Alex Silveira/Tribuna do Paraná.

Aos poucos, além de levar a kombi pelos condomínios, o casal quer construir uma cozinha industrial e ir crescendo. “Faça chuva ou faça sol, percebemos que as pessoas gostam dos nossos produtos. Em dias de tempo fechado, adaptamos um guarda-sol na kombi e os moradores descem com seus guarda-chuvas. Hoje, por exemplo, é a primeira vez nesse condomínio e, mesmo chovendo, vai indo bem”, destaca a Daiane.

O engenheiro Antony Schulhan, 34 anos, morador do condomínio onde a kombi estava na quinta-feira, apoia a iniciativa. “Facilita para todo mundo. Ainda tem muita gente em home office. A gente não precisa sair de casa. Eu comprei dois empadões e cuca de uva. Preço bacana, mais em conta do que na padaria. A iniciativa é muito bacana e, no caso deles, tem até boa avaliação na internet. Se vierem na semana que vem, estarei aqui”, diz Schulhan.

Prêmio

Em 2021, antes da ideia da kombi, os produtos da Benedíctus Gostinho Caseiro levou o primeiro lugar do Prêmio Academia Assaí, como destaque nacional da região Sul, na categoria venda por encomenda.

O Prêmio Academia Assaí é uma iniciativa do Assaí Atacadista e do Instituto Assaí que oferece apoio financeiro e capacitação gratuita a 1.500 microempreendedores(as), de todos os cantos do Brasil, para aprimorarem seus negócios. 

Como contratar?

Os condomínios que quiserem receber a panificadora móvel do casal de empreendedores podem entrar em contato pelo telefone (41) 98828-6193 ou acessar o Instagram da Benedíctus Gostinho Caseiro.

Chuva não é problema para o casal, que adaptou a Kombi para as vendas em Curitiba. Foto: Alex Silveira/Tribuna do Paraná.

Flagrou algo inusitado? Manda pra Tribuna!

>>>Você conhece o WhatsApp dos Caçadores de Notícias? Viu alguma coisa inusitada na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou até fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo número (41) 9 9683-9504.